No dia 2 de novembro é celebrado o Dia de Finados, feriado carregado de saudade que homenageia nossos entes queridos que faleceram. A palavra finados remete ao significado de algo que já finalizou, findou-se ou morreu. Apesar de parecer sombria, é uma data comemorada por várias culturas ao redor do mundo. As mais famosas, no México e nos Estados Unidos, acontecem no mesmo período do ano.
Aqui no Brasil, este feriado é mais prestigiado pelos religiosos de origem cristã, que têm o costume de guardar este momento para fazer orações, acender velas, enfeitar e visitar os túmulos dos parentes mortos.
Por que é celebrado no dia 2 de novembro?
Essa data foi assim estabelecida porque no dia primeiro de novembro se comemora o Dia de Todos os Santos, no qual celebramos as almas que morreram em estado de graça, redimidas de seus pecados, após uma vida seguindo ensinamentos cristãos.
Foi reservado, então, o dia seguinte para podermos interceder pelas almas que estariam no purgatório pagando pelos pecados cometidos em vida. Os protestantes, por não acreditarem que as almas passam pelo purgatório, não levam em consideração o Dia de Finados.
Eventos no Dia dos Finados
Várias cidades no Brasil organizam eventos para desmistificar a data e promover o turismo em alguns cemitérios famosos, como o da Consolação, em São Paulo; de São João Batista, no Rio de Janeiro; e do Campo Santo, em Salvador, que todos os anos recebem inúmeros visitantes.
Em Curitiba, a prefeitura realiza um tour pelo cemitério municipal todos os anos, atraindo até pessoas de fora da cidade. Um fator que atrai muitas visitas é a fé nos famosos milagreiros, pessoas que já se foram, mas que mesmo em outro plano, ainda intercedem por aqueles que pedem sua ajuda aqui na Terra.
Um dos túmulos mais visitados na capital paranaense fica no cemitério de São Francisco de Paula. Trata-se de Maria Bueno, santa canonizada pelo povo Curitibano; há quem diga que ela faz milagre se você for aos pés de seu jazigo pedir seu auxílio, mas tem que ter muita fé!
Existem outros milagreiros espalhado pelo Brasil, como o Clodimar Pedrosa Lo, do cemitério municipal de Maringá; o bebê Francisco José Alves Souto, da Região Serrana do Rio de Janeiro; e as 13 almas do Edifício Joelma, na Vila Alpina em São Paulo, que causam arrepios, mas que também já realizaram muitos milagres, de acordo com a população local.
Muitas pessoas acreditam que os ventos aumentam no dia 2 de novembro, e creditam esse fato às almas dos nossos parentes que vêm nos rever e deixar uma mensagem de agradecimento. O importante no Dia de Finados é que cada um tenha sua própria fé e prestigie seus entes queridos da forma que achar melhor e mais conveniente.
O Dia de Finados também faz com que as pessoas pensem mais em produtos preventivos, como planos funerais, jazigos e cremação. A Unilutus, empresa tradicional em Curitiba, com mais de 30 anos de atuação, realiza ações especiais no Dia de Finados, focando em proporcionar aos clientes a tranquilidade que o fim da vida exige.
Se a perda de um ente querido já é, por si só, um momento muito tenso para qualquer família, não estar preparado para este momento torna a situação ainda mais difícil.
O ideal é deixar as preocupações com quem entende do assunto. Aproveite as condições especiais em época de Finados, com preços diferenciados e exclusivos
Conheça mais as atividades da Unilutus para o próximo Dia de Finados!