A morte é inevitável, misteriosa e o maior motivo que faz da vida um milagre para ser apreciado ao máximo| Foto: Shutterstock
  • Por Unilutus
  • 14/02/2023 14:40
Ouça este conteúdo

Já nos primeiros anos de aprendizado somos ensinados sobre o ciclo inevitável da vida. Os seres vivos nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Essa palavra final sempre causa uma sensação ruim e ansiedade em você?

Você pode ter tanatofobia, que consiste no medo excessivo da morte. Mesmo tendo plena consciência de que um dia vamos todos morrer, tocar nesse assunto é algo delicado para muitas pessoas.

O que é e por que temos medo de morrer 

Desde os primórdios da nossa sociedade, o medo é um sentimento que faz com que os seres vivos reajam a algo que consideram uma ameaça. No entanto, como construção cultural, é possível afirmar que o medo tem origem na incerteza.

Nós tememos algo fora da nossa zona de conforto e que não conhecemos, não sabemos o que é e o que vai acontecer.

Até agora isso parece normal, certo? O problema surge quando esse sentimento enraizado na nossa cabeça cria obstáculos para uma vida plena e bloqueia uma série de oportunidades que poderiam ser aproveitadas, além de gerar sentimentos que prejudicam o nosso bem-estar.

O medo da morte, da forma como morreremos, o que existe depois e se existe algo pode causar ansiedade enorme nas pessoas quando elas pensam no assunto. O importante é nunca deixar isso afetar sua qualidade de vida.

Como superar o medo da morte 

Para tudo existe uma solução. Por isso, separamos algumas dicas de como você pode superar o medo da sua morte ou da morte de entes queridos. Com este texto, você também entenderá melhor como lidar com esse assunto para que ele não seja um entrave na vida da sua família.

1. Entenda o seu medo e o fato de que a morte é uma certeza

Uma coisa é fato: a morte virá para todos. Essa frase pode parecer direta demais, e até mesmo dura, mas é mais fácil enfrentar o medo quando ele é aceito. O mais importante é que isso não pode impedir as pessoas de aproveitar a vida, na verdade pode ser tomado como uma motivação a mais.

De acordo com as diferentes crenças, existem variadas formas de ver a morte. Para você, ela pode ser o fim de tudo, ou apenas mais uma passagem. Acredite naquilo que faz bem para você. Além disso, procure entender porque você teme morrer, o que exatamente causa essa fobia. Ela envolve apenas uma incerteza do que irá acontecer com você ou engloba também o medo de perder pessoas importantes e ficar sozinho?

2. Pesquise sobre o processo físico da morte 

Encarar o medo também é entendê-lo em todos os seus aspectos. Você sabia que algumas pesquisas revelam que o cérebro, prestes a morrer, libera estímulos químicos que indicam para o seu corpo que está tudo bem? É a sua consciência protegendo a si própria.

O conhecimento é inimigo do medo, por isso a pesquisa e a compreensão sobre o assunto irão tranquilizar você gradativamente sobre esse assunto.

3. Procure ajuda de profissionais da saúde 

Este é mais um conselho do que uma dica. Caso o medo da morte cause ansiedade e outros sintomas ruins, procure ajuda profissional. Não deixe nada paralisar e prejudicar o seu dia a dia. É fundamental  conhecer seus limites e, principalmente, não lidar com nada sozinho.

Quando você tem medo da morte e evita momentos como velórios ou homenagens, seu processo de luto é comprometido, o que prejudica sua saúde mental com mais medos e traumas. Entretanto, essa decisão é apenas sua. Saiba o momento certo para tratar a sua fobia e respeite o seu tempo.

4. Aproveite a vida, um dia de cada vez, desfrutando de boas companhias 

Aproveite ao máximo a sua vida! Tire um tempo para si, para a família, permita-se viver com toda a intensidade possível, sem deixar o medo impedir. Faça o que gosta em seu tempo livre, desfrute de boas companhias e de cada momento com quem é especial para você.

Aproveite também aquele tempinho com os entes queridos para falar sobre o assunto. Planejem-se e não deixem para tomar uma decisão importante de última hora. Mas não perca o momento presente se preocupando em excesso com o que pode vir. Para aliviar essa ansiedade, existem algumas soluções que iremos apresentar no fim do texto.

5. Mantenha bons hábitos

Hidrate-se com frequência, tenha uma alimentação equilibrada, pratique exercícios físicos; a lista de bons hábitos é gigante, mas você já pode começar por aí. Mantenha seu corpo saudável, faça com que seu organismo esteja 100% física e mentalmente, isso ajuda a diminuir o sentimento do medo.

Como a Unilutus pode ajudar? 

No ramo de funerárias há mais de 30 anos, a Unilutus possui uma abordagem diferenciada para que as pessoas vivam seu processo de luto com tranquilidade. Para reduzir sua ansiedade com possíveis fatalidades durante sua vida, opte por serviços preventivos, como seguros, plano de saúde e também um plano funeral Unilutus.

Com a Unilutus, você tem certeza de que não precisará se preocupar. A empresa possui estrutura própria e uma equipe altamente capacitada para o momento do funeral. Seu baixo custo e diversos benefícios contribuem para a minimização de custos futuros.