Campus Ecoville da Universidade Positivo, onde é oferecido o curso de Medicina
Campus Ecoville da Universidade Positivo, onde é oferecido o curso de Medicina| Foto: Divulgação
  • Por Universidade Positivo
  • 09/11/2020 14:14

Sabemos que a escolha da universidade que será a estrutura da vida profissional não é simples. É preciso levar em conta diversos elementos que tragam a segurança de que é a melhor formação, como infraestrutura e laboratórios de última geração, inovação e pesquisa, corpo docente qualificado e excelentes conceitos junto ao MEC (Ministério da Educação).

A Universidade Positivo é referência entre as instituições de ensino superior do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional pela experiência educacional de mais de três décadas. Essa bagagem resulta em cursos de qualidade, como é o caso do curso de Medicina da UP que obteve conceito 5 na última avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Mas, quais são os fatores que fazem com que esse curso seja o melhor de Curitiba e o segundo melhor do Paraná?

Com mais de 15 anos, o curso de Medicina da UP tem uma proposta que vai muito além do conhecimento, focando em promover uma formação generalista, humanística, crítica e reflexiva. É esse equilíbrio entre formação técnica e humana, unido às estruturas inovadoras e docentes aplicados, que criaram o curso renomado que conhecemos.

Campus Ecoville da Universidade Positivo, onde é oferecido o curso de Medicina
Campus Ecoville da Universidade Positivo, onde é oferecido o curso de Medicina| Divulgação

A importância da formação humanizada

O curso de Medicina da UP visa formar o aluno de maneira ampla, baseada em competências como atitudes e habilidades e conhecimento, associadas à uma abordagem humanizada. “Inicialmente, nos referimos ao paciente pelo nome e não pelo estigma da doença. Ensinamos ao aluno que é muito mais que, por exemplo, um caso de câncer. Mas sim, a Maria, que tem toda uma história de vida, sentimentos, dúvidas, que está com câncer e espera receber acolhimento da nossa parte durante todo o atendimento”, explica o coordenador do curso de Medicina da Universidade Positivo, Marcos Takimura.

Esse modelo que associa qualificação técnica e humanizada está presente em todos os ambientes de ensino, sejam eles de assistência real (hospitais, consultórios, postos de saúde) ou dentro de laboratórios.

Dentre as diversas iniciativas está um grupo de alunos monitores selecionados dentro do curso, treinados em dramatização por um professor de teatro e devidamente orientados por professores médicos. Eles são ambientados em cenários inspirados em situações reais, que simulam atendimentos de pacientes e familiares, para que o aluno aprenda a lidar com as emoções, dificuldades e dores do ser humano.

“Conhecimento técnico não é tudo em um atendimento. Desenvolver habilidades clínicas, entre elas, a de comunicação associados às atitudes corretas, são tão necessárias quanto dominar o conhecimento científico. Pois, permitem ao aluno desenvolver empatia, respeito e ética, resultando em um alto nível de qualidade no atendimento do paciente e seus familiares e contribuindo, dessa maneira, para a formação de um profissional competente”, afirma o professor.

Inovação e pandemia

Uma das grandes ferramentas desenvolvidas pela Universidade Positivo foi o ensino por simulações clínicas. A construção do CESUP (Centro de Simulações da UP), inspirado nos melhores centros de simulação realística do Brasil, permite que os alunos desenvolvam treinamentos por meio de atendimentos simulados em diversos modelos de simuladores. Durante a pandemia, momento que exigiu distanciamento social, o CESUP permitiu a complementação do ensino clínico, prejudicado em ambientes reais. “Respaldados formalmente pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba fomos autorizados a retornar com atividades práticas, em ambientes de baixo risco de contágio. Neste momento, o CESUP, com professores e técnicos qualificados, permitiu a vivência do atendimento aos alunos, mesmo que de forma simulada, nas principais áreas do conhecimento médico”, conta Takimura.

Com as restrições dos estágios em ambientes reais, o CESUP permitiu suprir algumas das necessidades do ensino médico nesse momento de adaptação. “Realizamos até mesmo simulações de atendimentos de pacientes com Covid-19 durante a pandemia. Em diversos cenários, ensinamos técnicas e habilidades necessárias a esse tipo de atendimento” explica o coordenador.

Vivência prática completa

A Universidade Positivo tem convênio com seis hospitais parceiros, garantindo a inserção, desde o primeiro ano de curso, no sistema público e privado de saúde, gerando ampla diversificação de cenários de assistência para os estudantes. “Hoje nosso aluno não depende apenas de um hospital. Aqui, eles passam por todos os pontos de atendimento da rede de assistência, seja em hospitais privados, públicos, ambulatórios especializados, unidades básicas de saúde, entre outros pontos de assistência”, aponta o coordenador.

Outro aspecto positivo é que 100% das atividades práticas dos alunos são supervisionadas por profissionais ligados à Instituição. “A atividade prática, desde o início do curso, supervisionada por professores, garante ao aluno aprendizado sólido e de qualidade”, afirma Marcos.

Infraestrutura para aprendizagem de alto nível

Dentro do Campus, com mais de 30 ambientes de atividades práticas de ensino médico, a UP conta ainda com o M.A.R.C. Institute Brazil – ambiente especializado para o treinamento e estudo da anatomia humana, que por meio do Centro de Treinamento Cirúrgico da Universidade Positivo (CTC), permite que os estudantes participem de treinamentos cirúrgicos realísticos com peças anatômicas humanas (fresh frozen specimens).

Os estudantes também contam com outros ambientes de ensino da prática médica, como o CESUP, centro cirúrgico experimental, laboratórios de biomorfologia e salas vivas (ambientes adequados para o ensino por metodologias ativas).

Centro de Simulações da Universidade Positivo – CESUP
Centro de Simulações da Universidade Positivo – CESUP| Divulgação

Inscrições abertas

Se quer uma experiência completa e de qualidade, não perca tempo. As inscrições para o Vestibular de Medicina da Universidade Positivo estão abertas até o dia 15 de novembro. As inscrições podem ser realizadas pelo site da UP (www.up.edu.br).

Ao todo, são 119 vagas para o curso, que é ministrado no campus Sede (Ecoville) da UP, em Curitiba (PR). Além disso, quem já cursa Medicina em outra instituição também pode optar por vivenciar a Universidade Positivo. O processo seletivo de transferências 2021 fica aberto até dia 23 de novembro.