A alimentação funcional é baseada em ingredientes ou alimentos que produzem efeitos benéficos à saúde. Em paralelo, oferecem também suas funções nutricionais básicas. Isso porque são altamente nutritivos em sua composição.
O maior benefício da alimentação funcional é auxiliar na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, câncer e outras. Contudo, para que este tipo de alimentação tenha efeito, precisa fazer parte da rotina diária.
Assim, é importante conhecer uma variedade de alimentos funcionais e inclui-los em suas refeições, variando-os sempre que possível.
O que é importante saber sobre a alimentação funcional
Boa parte dos nutrientes da alimentação funcional são encontrados em vegetais, frutas e cereais integrais.
Uma orientação importante desse tipo de alimentação é substituir o consumo de carne vermelha e embutidos por soja e derivados, como carne de soja e IPS (proteína isolada da soja). O consumo de peixes ricos em ômega 3, importante composto que auxilia na redução do colesterol, é bastante indicado nesse tipo de dieta.
É importante lembrar também que estes alimentos apresentam bons resultados a partir de uma dieta equilibrada. Por isso, busque sempre um nutricionista para obter os efeitos esperados.
Saiba quais são os alimentos funcionais:
- Soja e derivados: compostos por isoflavonas que podem reduzir os sintomas da menopausa, e de proteínas que atuam reduzindo os níveis de colesterol.
- Peixes marinhos (salmão, atum, sardinha, anchova): têm ácidos graxos e ômega 3, que atuam na redução do colesterol LDL e ação anti-inflamatória.
- Cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa: essas frutas contêm catequinas, que estimulam o sistema imunológico, reduzem o colesterol e podem reduzir a incidência de certos tipos de câncer.
- Tomate, goiaba vermelha, pimentão vermelho e melancia: contêm licopeno, um antioxidante que auxilia a reduzir os níveis de colesterol e reduz a incidência de câncer de próstata.
- Folhas verdes, pequi e milho: as hortaliças compostas por folhas verdes contêm luteína; já pequi e milho, a zeaxantina. Ambos são antioxidantes e protegem contra a degeneração macular.
- Couve-Flor, repolho, brócolis, rabanete, mostarda: contêm indóis e isocianatos, que são enzimas protetoras contra o câncer, principalmente câncer de mama.
- Cereais integrais (aveia, centeio, cevada) e leguminosas (feijão, soja, ervilha): são alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis que reduzem o risco de câncer de cólon, pois melhoram o funcionamento intestinal. As fibras solúveis ajudam ainda no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois oferecem maior saciedade.
- Leites fermentados e iogurtes: são ricos em probióticos que favorecem as funções gastrointestinais reduzindo a constipação e câncer de cólon.
Pratos de uma alimentação funcional
O restaurante curitibano Veg e Lev oferece diariamente em seu cardápio diversas refeições com alimentos funcionais, preparados de forma saborosa.
Por exemplo, você pode almoçar um prato executivo com arroz cateto e vermelho, feijão preto, couve refogada e purê de abóbora cabotiá, e incluir uma opção de proteína como: bifinho de grão de bico, bifinho vegano, filé de tilápia ou filé de frango.
Outra opção é o prato mineiro feito com mix de arroz cateto e vermelho com feijão fradinho, queijo coalho, tomate, coentro e pimentas biquinho e dedo-de-moça. Servido com brócolis refogado e purê de batata-doce.
Deu água na boca? Você encontra o Veg e Lev em dois endereços: na Alameda Prudente de Moraes, 1218, e na praça de alimentação do Shopping Curitiba, Rua Brigadeiro Franco, 2300, piso L4.