‘’Jantar tarde faz mal?’’ e ‘’O que comer antes de dormir?’’ São dúvidas recorrentes para quem possui uma rotina corrida e acaba se alimentando tarde da noite. Jantar tarde pode fazer mal ao organismo, entretanto, a questão pode variar de pessoa para pessoa conforme necessidades individuais. Dar preferência para restaurantes saudáveis como o Veg e Lev ou para alimentos ricos em triptofano são saídas para saciar a fome sem atrapalhar a sua noite de sono. Confira a seguir as principais dúvidas sobre o tema.
Jantar tarde faz mal?
Jantar tarde é uma prática popular principalmente para muitas pessoas com uma rotina agitada de trabalhos e compromissos, despertando muitas questões sobre a prática. Embora não haja uma resposta definitiva, existem alguns aspectos recomendados por médicos e cientistas a considerar.
Durante a noite, o corpo entra em estado de repouso para descansar. Desse modo, comer próximo ao horário de ir para a cama pode dificultar a digestão adequada dos alimentos. Em resumo ‘’dormir de barriga cheia’’ interfere no ciclo cardiano do organismo. Ao invés de descansar, o corpo se concentra em digerir os alimentos sobrecarregando o sistema digestivo, ocasionando além do desconforto, azia e indigestão.
Além disso, alguns estudos sugerem que jantar tarde pode estar associado a um maior risco de desenvolver certas complicações em sua saúde, desde obesidade e diabetes até mesmo doenças cardíacas. Principalmente porque uma má qualidade do sono está associada a diversos problemas de saúde, como ganho de peso, falta de energia e diminuição da função cognitiva.
No entanto, nem todo organismo funciona do mesmo modo. A tolerância individual e os hábitos alimentares podem variar de indivíduo para indivíduo. Pessoas com organismo mais rápido podem se sentir bem e digerir adequadamente uma refeição tardia, enquanto outras com organismo mais lento podem apresentar desconforto.
Saiba Mais sobre Sopas em Curitiba: conheça quais restaurantes servem e confira receitas de sopas saudáveis
Jantar tarde engorda?
Engordar devido ao horário da alimentação é uma questão bastante complexa e depende de vários fatores. Não é o horário da refeição em si que afeta o ganho de peso, mas sim o total de calorias ingeridas e gastas ao longo do dia.
Se uma pessoa consumir mais calorias do que queima, independentemente do horário em que faz a refeição, é provável que ocorra um ganho de peso. Entretanto, pessoas que costumam se alimentar tarde da noite devido a uma rotina corrida, costumam pelo mesmo motivo, ter escolhas alimentares menos saudáveis, como lanches ricos em gorduras e açúcares interferindo nos mecanismos metabólicos do corpo.
O que comer antes de dormir?
Antes de dormir é importante optar por comer alimentos leves e de fácil digestão, pois os alimentos pesados e ricos em gorduras podem dificultar o sono e a digestão adequada.
Uma boa opção é escolher alimentos ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, convertido em melatonina, o hormônio do sono. Este nutriente está presente no leite, iogurte, queijo cottage, nozes, sementes, ovos e peixes.
Alimentos ricos em carboidratos como cereais integrais, pão integral ou frutas, podem ser uma escolha adequada, ao ajudarem a promover a sensação de saciedade fornecendo energia ao longo da noite. Evite alimentos ricos em cafeína. Estes podem interferir na qualidade do sono. Bem como alimentos picantes que podem causar indigestão e desconforto.
Em casos de rotina corrida em que o cuidado com a alimentação fica um pouco de lado, uma opção é pedir delivery de restaurantes que trabalham com alimentação saudável, nutritiva e levinhas, como o Veg e Lev. Garantindo dessa forma uma saciedade sem prejudicar seu organismo.
Se você ainda tem dúvidas sobre alimentação noturna procure orientação médica ou nutricional. Preste atenção em como o seu corpo reage aos alimentos consumidos antes de dormir e faça ajustes conforme as suas necessidades individuais.