Não jantar pode ser prejudicial para diversos organismos, pois, a alimentação noturna, contribui para a manutenção de um metabolismo saudável, que possui um papel fundamental na regulação do sono. Além disso, a prática fornece nutrientes para produção de hormônios relacionados a um sono adequado. De um lado, muitas pessoas que querem emagrecer e para isso evitam jantar. Por outro lado, diversas pessoas se alimentam à noite com comidas pesadas e gordurosas. Em ambos os casos, as práticas não são adequadas e podem interferir na qualidade do sono. Neste conteúdo, tire suas principais dúvidas sobre jantar saudável; confira!
Saiba Mais sobre Alimentação saudável: saiba quais os itens que precisam fazer parte da sua dieta
Melhor horário para jantar
O melhor horário para jantar é subjetivo, irá depender conforme o organismo de cada um e com o estilo de vida do sujeito. Entretanto, é interessante seguir algumas orientações: as diretrizes gerais que podem ajudar a determinar o melhor momento para essa refeição. Recomenda-se que o jantar seja realizado pelo menos duas horas antes de dormir. A prática contribui para uma digestão adequada dos alimentos evitando desconfortos. Optar por jantar mais cedo contribui para um melhor controle do peso, uma vez que o metabolismo tende a ser mais lento à noite.
O que comer no jantar?
No jantar é interessante consumir alimentos leves e de fácil digestão. As gorduras e alimentos pesados ao longo da noite podem dificultar o seu sono. Consuma alimentos como leite, sementes, ovos e peixes. Pois, estes são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, convertido em melatonina, o hormônio do sono. Além de alimentos que possuem carboidratos saudáveis como cereais integrais e frutas. Estes promovem a sensação de saciedade fornecendo energia ao longo da noite.
Outra opção interessante é pedir delivery em restaurantes que trabalham com alimentação saudável Veg e Lev que carrega em seu cardápio alimentos nutritivos e balanceados. Além de serem deliciosos e uma opção prática para quem possui uma rotina pesada.
O restaurante trabalha com algumas opções interessantes de pratos balanceados para explorar no jantar, como o ‘’Frango ao Ragu de Cogumelos’’ e o ‘’Salmão com Canelone Amazônico’’. Os pratos também são preparados para oferecer opções leves e de fácil digestão, evitando desconfortos e garantindo uma boa qualidade de sono.
Ficar sem jantar emagrece?
A ideia de ficar sem jantar para emagrecer pode parecer tentadora, mas embora a prática de pular o jantar resulte em uma redução calórica, não jantar não garante a perda de peso. A perda de peso saudável envolve um equilíbrio adequado de calorias, nutrientes e atividade física regular.
Dessa forma, não jantar pode resultar em catabolismo, um processo em que o corpo degrada tecido muscular para obter energia durante a noite. Isso não é recomendado para quem busca hipertrofia ou ganho de massa muscular.
Além disso, pular uma refeição importante, como o jantar, pode levar a uma sensação excessiva de fome posteriormente, o que pode levar a escolhas alimentares menos saudáveis. É essencial adotar uma abordagem equilibrada e sustentável para alcançar e manter um peso saudável. Se o seu objetivo é a perda de peso, consulte um nutricionista e obtenha orientação médica de qualidade. Emagrecimento é um processo e uma mudança de hábito, leva tempo e exige dedicação e readequação. Nem sempre é sobre restrição imediata. Trabalhar com mudanças alimentares, trazendo à mesa alimentos nutritivos, funcionais e balanceados. Além da prática de exercícios físicos sempre serão as melhores opções para o emagrecimento saudável.
Confira mais sobre o tema Alimentação saudável e prática: cinco opções de comidas fitness para o dia a dia