Segundo dicionários, bem-estar é o estado de satisfação plena das exigências do corpo e do espírito. Está relacionado, também, à sensação de conforto, segurança e tranquilidade.
Para alcançar esse contentamento, é necessário ter equilíbrio em todas as áreas da vida. Por exemplo, ter uma rotina de exercícios físicos, fazer meditação e seguir uma crença são algumas atividades que promovem bem-estar.
Você sabia que a alimentação saudável também tem tudo a ver com o seu bem-estar?
Alimentação e bem-estar
Os alimentos saudáveis são o combustível de que o corpo precisa para funcionar bem; por isso, a primeira atitude que você pode tomar pelo seu bem-estar é fazer boas escolhas na hora de preparar um prato.
Todos os dias, consuma carboidratos, proteínas, lipídios e vitaminas na proporção certa. Essas substâncias estão presente em vegetais, frutas, castanhas, peixes, carnes magras e diversas outras opções saudáveis.
Assim, seu organismo recebe a energia e os nutrientes necessários para que o cérebro e os outros órgãos possam estar em harmonia para conseguir se exercitar, trabalhar e curtir a vida da melhor forma possível.
Quando a alimentação contém diariamente alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura, o organismo fica sobrecarregado. Isso afeta o fígado, os rins e desregula a produção de hormônios.
Como resultado, é comum sentir mais cansaço e fome constante, o que pode afetar até mesmo o humor, além de ser a receita certa para o aumento de peso.
Ou seja: para se sentir bem consigo mesmo, alimentar-se bem é fundamental.
Como se cuidar diariamente?
O equilíbrio e o bem-estar na alimentação são construídos aos poucos, no dia a dia, com boas escolhas. Pensando nisso, confira a seguir algumas dicas do que você pode fazer para tornar a alimentação saudável parte da sua vida.
- Planeje suas compras: quando for ao mercado, compre os alimentos que serão consumidos durante a semana, seja para almoço, jantar ou lanches entre as refeições. O ideal é escolher de dois a três vegetais por período, como um folhoso (alface, couve, espinafre), um colorido (beterraba, cenoura, abóbora, tomate) e um que possa ser refogado (abobrinha, berinjela, chuchu). Assim, você pode criar variações e não enjoar. Inclua também dois ou três tipos de frutas para consumir in natura ou batidas com leite.
- Planeje as refeições: com os alimentos em casa, faça o planejamento do cardápio da semana. Por exemplo, cozinhe arroz e feijão, duas porções de vegetais e uma carne magra. Caso não tenha tempo de cozinhar todos os dias, congele os alimentos em porções e tenha refeições saudáveis e práticas sempre à mão. Quando quiser sair para comer, escolha restaurantes que servem alimentos saudáveis e saborosos, como o Veg e Lev.
- Tenha opções saudáveis em casa: tenha sempre frutas, iogurtes, ovos, ricota, castanhas e outros alimentos saudáveis à disposição, com os quais você pode criar uma omelete, por exemplo, e fazer lanches práticos e rápidos que caibam na rotina. Dessa forma, é mais difícil sair por aí abrindo um pacotinho na hora da fome.
Outro segredo do bem-estar é manter o equilíbrio. Quando você faz boas escolhas diariamente, pode se permitir de vez em quando comer um hambúrguer ou uma pizza sem culpa.