É comum as pessoas procurarem uma dieta para se alimentar melhor e para emagrecer em busca de resultados rápidos. Contudo, ao restringir grupos alimentares importantes, a dieta vira algo restritivo e pontual, trazendo resultados apenas para o momento.
A restrição de alguns alimentos pode trazer prejuízos a saúde, como fraqueza, sonolência, carência de vitaminas e até afetar a saúde dos rins. Por isso, esse tipo de dieta não é indicada para se obter resultados eficazes a longo prazo, além de trazer uma relação de amor e ódio com os alimentos.
Por isso, o melhor caminho para ter uma alimentação saudável é fazer a reeducação alimentar. Com este método, você aprende a ter bons hábitos alimentares para toda a vida e cria uma boa relação com os alimentos.
Características da reeducação alimentar
A reeducação alimentar é feita por um nutricionista. Ele vai conhecer seus hábitos, sua rotina, indicar os melhores horários de refeições e te sugerir opções do que pode ser consumido nestes momentos.
O nutricionista vai traçar objetivos realistas e permanentes para que você possa alcançar essas metas se alimentando bem, sem passar fome.
Com o passar do tempo, você aprende a escolher os alimentos de maneira mais sábia e a entender os sinais que seu corpo dá quando algo não vai bem. Por exemplo, vai perceber quando come algo que te traz sensação de estufamento, gases ou outros desconfortos. Assim, vai entender que, no processo de reeducação alimentar, certos tipos de alimentos devem ser evitados por você, enquanto que para outras pessoas, o mesmo alimento não traz desconfortos.
Ou seja, um grande benefício da reeducação alimentar é o autoconhecimento e a forma personalizada como você leva em consideração o que come. Enquanto algumas dietas são padronizadas, fazem bem para algumas pessoas e não para outras.
Sem efeito sanfona
O principal malefício da dieta é o efeito sanfona. Você emagrece enquanto está na dieta restritiva, mas depois que termina, volta a comer tudo o que quer e os indesejáveis quilos a mais tendem a voltar.
Na reeducação alimentar, você pode perder peso e mantê-lo de forma saudável, e o melhor, sem passar fome.
Além disso, na reeducação alimentar não há restrição de alimentos, mas você aprende a ter sabedoria para comer a quantidade certa de cada coisa. Você pode ir a eventos sociais, comer a mesma coisa que as outras pessoas comem sem culpa, porque durante sua rotina diária você tem hábitos alimentares saudáveis, então tudo bem um dia ou outro comer uma batata frita e hambúrguer.
Para que a alimentação saudável faça parte de sua rotina diária, conte com restaurantes que tenham em seu cardápio diversas opções saudáveis para que você possa ter uma alimentação equilibrada. O restaurante curitibano Veg e Lev tem pratos elaborados com ingredientes selecionados e naturais, oferecendo alimentação saudável e saborosa.
O Veg e Lev está em dois endereços: av. Prudente de Moraes, 1218, Centro, e no Shopping Curitiba, na rua Brigadeiro Franco, 2300, L4. Confira aqui o cardápio da Veg e Lev.