A evolução constante da tecnologia vem transformando todos os setores do mercado. Mas foi a partir dos anos 2000 que surgiu o conceito “As-a-service”, que envolve a mudança da venda de produtos ou serviço padrão para a entrega de uma solução real. É nesse contexto que surge o Energy-as-a-Service, que propõe mudanças significativas no setor de energia.
Para os especialistas, com a rede mais inteligente, é possível que este setor sofra mais transformações nos próximos dez anos, do que nos 100 anteriores.
O que é EaaS
O Energy-as-a-Service (EaaS) é um modelo de negócio inovador para a prestação de serviços energéticos integrados.
Hoje, o modelo tradicional de comercialização de energia é centralizado e vertical. O conceito de Energy-as-a-Service, incentivado pela digitalização, descarbonização e descentralização, propõe um sistema em rede horizontal, distribuído, intermitente e bidirecional.
Ou seja, todas as partes envolvidas — geração tradicional de energia, geração renovável, pontos de distribuição e usuários — se integrarão em um sistema de automação elevada, com um fluxo bidirecional de eletricidade e informação.
Sua empresa precisa reduzir custos com energia? Conheça as soluções EaaS da VILCO
O Energy-as-a-Service parte de modelos tradicionais — como contratos de desempenho de energia, contratos de fornecimento de energia e contratos de compra de energia — para inserir novos modelos alternativos que reduzem ou eliminam os custos.
Em resumo, no modelo EaaS:
- O investimento do Capital (Capital Expenditure – CAPEX) e Financiamento do ativo é de responsabilidade do fornecedor do EaaS;
- A propriedade dos equipamentos e ativos é do fornecedor do EaaS;
- O risco de performance de responsabilidade do fornecedor do EaaS;
- Há flexibilidade para adicionar retrofit durante o período do contrato;
- Os contratos têm duração de 5 a 20 anos.
Assim, empresas interessadas em sustentabilidade e que buscam reduzir custos ligados ao consumo de energia fazem parceria com empresas de EaaS, que possuem recursos técnicos, financeiros e know how para implementar formas de economizar energia. Mais do que a energia elétrica e utilidades relacionadas, estas empresas oferecem tecnologia, além de análises e serviços personalizados.
Benefícios da EaaS
Como todos os aspectos de propriedade, softwares, análises e operações e manutenções são mantidos de responsabilidade do fornecedor dos serviços, o principal benefício do EaaS para o cliente é a simplificação de uma oferta de serviços cada vez mais complexos e a entrega de soluções customizadas a partir das necessidades de cada cliente.
Com previsão de ser avaliado em aproximadamente US$ 51,8 bi até 2023, segundo pesquisa da Market Research Future, o mercado de EaaS oferece as melhores oportunidades para concessionárias, indústrias, empresas de tecnologia, empresas de petróleo e gás, fornecedoras de energias renováveis, além de empresas de telecomunicações e startups.
Conheça outros benefícios.
Zero de investimento inicial
Neste modelo de negócio, a empresa de EaaS é responsável por todo o investimento de capital necessário para a implantação do projeto, além da gestão e operação da planta de geração durante toda a vigência do contrato.
Soluções customizadas
Como este modelo busca empoderar o consumidor, todas as soluções apresentadas no projeto são customizadas e adaptadas às realidades de cada cliente.
Redução dos custos
Partindo da ideia de sustentabilidade e eficiência energética, todos os projetos EaaS levam à redução de custos com eletricidade, possibilitando que as empresas aumentem a competitividade.
No modelo distribuído e bidirecional do EaaS, os clientes podem evitar a necessidade de estarem no topo da tecnologia. A responsabilidade de selecionar fornecedores de serviços de projeto, instalação, manutenção e gerenciamento de desempenho passa para o provedor de serviços.
Com padrões internacionais de qualidade, excelência técnica e cumprimento rigoroso de prazos, a VILCO oferece soluções que visam diminuir custos e aumentar a rentabilidade.