Tecnologia na oftalmologia: as novidades para o tratamento de visao| Foto: ShutterStock
  • Por Visão com saúde Diretora Técnica Médica: Dra Manuela Fiorese Benites Gomes, CRM PR 22917 / RQE 16631
  • 19/11/2019 18:44
Ouça este conteúdo

O envelhecimento da população brasileira, os hábitos de vida inadequados, o uso excessivo de computadores e smartphones, a dificuldade de acesso aos serviços de saúde e a compra de óculos de sol e de grau falsificados estão entre os principais fatores que têm elevado o número de pessoas com problemas de visão no país. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 35 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de limitação na visão.

Outro dado preocupante é que cerca de 34% dos brasileiros nunca passaram por consulta com o médico oftalmologista. Entre as doenças oculares mais prevalentes no Brasil estão miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo, problemas que podem ser facilmente corrigidos com o uso de óculos e com o acompanhamento oftalmológico regular.

A oftalmologia é uma área muito importante da medicina, pois trata de um dos sentidos mais essenciais do ser humano, que é a visão, responsável pela qualidade de vida e pela autonomia das pessoas. Por isso, difundir o acesso à medicina oftalmológica de qualidade é de extrema relevância para a população brasileira.

Avanços significativos da oftalmologia

Graças ao progresso das pesquisas na área de oftalmologia, realizadas nos maiores centros do mundo, hoje, os cidadãos têm acesso a diversos tratamentos eficientes e inovadores. A evolução dos tratamentos é uma garantia de conforto e bem-estar para a população que sofre com problemas de visão em todas as faixas etárias.

Atualmente, são oferecidas várias soluções para problemas oculares e palpebrais. Na Clínica Visão com Saúde (responsável técnica Dra Manuela Fiorese Benites Gomes, CRM PR 22917 RQE 16631), de Curitiba, por exemplo, os cidadãos têm acesso a diversas tecnologias que melhoram os resultados dos tratamentos. A avaliação de cada paciente é feita de forma personalizada, para que seja possível adotar como foco não apenas a visão, mas sim a saúde global de cada pessoa atendida.

Por que a tecnologia é importante na oftalmologia?

A OMS (Organização Mundial de Saúde) prevê que, em 2020, a miopia atingirá cerca de 35% da população mundial. Até o ano de 2050, as projeções indicam que este percentual deva atingir a marca de 52% da população.

Outro dado que merece destaque é sobre o envelhecimento da população no Paraná. Segundo o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), a população de idosos em Curitiba deve dobrar até 2040. Com isso, será maior o número de pessoas com alterações visuais e palpebrais, como catarata, glaucoma, epífora, olho seco, pálpebra caída, entre outros problemas.

Diante desse cenário, o avanço da implementação de novas tecnologias nos diagnósticos e tratamentos oculares é fundamental, pois garante técnicas e procedimentos terapêuticos mais eficazes, rápidos e seguros para os pacientes, como, por exemplo, a realização de cirurgias a laser, as lentes intraoculares, entre outros métodos.

Conheça as principais tecnologias usadas nos tratamentos oftalmológicos

Laser de Femtosegundo – É aplicado na cirurgia refrativa  e na cirurgia de catarata. Garante resultados precisos e mais seguros, além de oferecer uma recuperação mais rápida no pós-cirúrgico.

Lentes intraoculares – São utilizadas na cirurgia de catarata e oferecem mais independência aos pacientes, que conseguem enxergar melhor sem a necessidade dos óculos, tanto para longe quanto para perto.

Lentes de contato – As lentes modernas são muito mais confortáveis para o paciente e garantem mais qualidade visual. Hoje, existem lentes multifocais, para astigmatismo, para altos graus e, até mesmo, lentes fotocromáticas, que escurecem quando o usuário se expõe ao sol.

Tratamentos com Crosslinking e Anel Intraestromal – As técnicas de tratamento passaram por muitas evoluções nos últimos anos e são ideais para pacientes com ceratocone.

Plugs de Ponto Lacrimal – Essa inovação é direcionada a pacientes com olho seco. Os plugs garantem mais conforto.

Técnicas de Blefaroplastia – Este tipo de tratamento permite retirar os excessos de pele palpebrais, corrigindo alterações estruturais decorrentes do avanço da idade.

Para conhecer melhor todos os tratamentos e tecnologias e passar por consulta e diagnóstico com médicos oftalmologistas experientes e dedicados, basta entrar em contato com a Clínica Visão com Saúde, em Curitiba. Durante o atendimento médico, o paciente terá toda a explicação necessária sobre os tratamentos propostos, aliada à tecnologia de ponta.

A Clínica Visão com Saúde está localizada em região de fácil acesso e com estacionamento interno, na Rua General Mário Tourinho, 1805 – 4 andar,  Champagnat. Venha conhecer!