Ter uma horta em casa é sinônimo de agilidade e refeições mais saudáveis.| Foto: Divulgação
  • Por Xteel
  • 13/05/2021 12:27
Ouça este conteúdo

No atual cenário da pandemia, cozinhar voltou a ser um dos grandes prazeres do brasileiro. Além da retomada desse hábito tão esquecido nos últimos tempos, as pessoas também passaram a optar por refeições mais saudáveis, com alimentos frescos e menos produtos industrializados.

Com esse hábito em ascensão, ter uma horta de temperos em casa também ganhou novos adeptos. Por isso, separamos algumas dicas de como cultivar e quais temperos são ótimos para ter em casa. Confira.

Por que ter uma horta em casa?

As vantagens de ter uma horta de temperos em casa são inúmeras. Além dos seus condimentos preferidos estarem sempre à mão, as hortaliças oferecem mais sabor às suas refeições, com a garantia de um alimento livre de agrotóxicos.

Outros benefícios do cultivo de temperos em casa é a economia nos gastos com supermercado e menos desperdício, já que é possível colher apenas o que for utilizar naquele momento.

Além de decorativo e aromático, uma horta em casa oferece diversas vantagens. | Foto: Divulgação

Quais temperos plantar na horta?

Confira quais temperos são de fácil cultivo e que podem fazer parte da sua horta em casa:

  • Alecrim: o alecrim não precisa de água em abundância, mas gosta de bastante sol e não lida bem com dias frios. Ele também não precisa de adubagem. Uma mistura de areia e substrato já é suficiente;
  • Cebolinha: esse tempero requer, pelo menos, 4 horas de luz solar por dia e um solo fofo, drenado e enriquecido com matéria orgânica. Ao colher, o ideal é que a cebolinha seja cortada três dedos acima do solo, para que cresçam novamente;

A sua cozinha precisa daquele toque refinado? Conheça os produtos da Xteel

  • Coentro: o coentro é sensível ao clima frio e prefere ambientes com temperatura entre 25°C a 28°C. Pode ser colhido em qualquer fase da vida e as suas flores também são comestíveis e aromáticas;
  • Hortelã: uma erva extremamente aromática e que não necessita de tanta luz solar. Por ter raízes longas, o ideal é que ele seja cultivado em um recipiente exclusivo para não prejudicar o crescimento de outras hortaliças;
  • Manjericão: o manjericão gosta de bastante sol e de regas constantes e moderadas. Uma dica importante é remover as flores e podá-lo para garantir que a hortaliça se desenvolva melhor e não fique muito grande. As flores do manjericão também são comestíveis;
  • Salsa: a salsa gosta de solos com boa drenagem e irrigação constante. Além disso, essa erva sobrevive muito bem em locais de sombra e aos dias frios. Também requer um solo fértil, enriquecido com matéria orgânica.

Tipos de hortas

Existem diversos modelos de hortas para casa e a melhor forma de escolher a ideal para o seu lar é considerar o espaço disponível para ela. Se a sua cozinha for compacta, a melhor opção é a horta suspensa ou de bancada.

A XTEEL, disponibiliza em seu catálogo diversos tipos de utensílios para casa. A linha Elements, por exemplo, possui acessórios em barra que contribuem para o aproveitamento de todo o espaço das cozinhas compactas. A linha conta, inclusive, com um suporte de horta com três vasos auto irrigáveis, para que você cultive seus temperos e ervas com praticidade.

O suporte de horta da XTEEL oferece mais praticidade à sua cozinha| Foto: Divulgação

Todos os produtos da XTEEL contam com alto valor agregado e extrema durabilidade, além de um design moderno, contemporâneo e exclusivo. Acesse aqui o site da XTEEL ou leia o QR Code abaixo e confira.