Na Olimpíada de Paris de 1924, a jovem americana Gertrude Ederle conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze na natação. Mas o seu sonho ainda não se realizara; ela queria ser a primeira mulher a atravessar a nado o Canal da Mancha. É a partir desse ponto que se inicia a aventura de A Jovem e o Mar, filme disponível no Disney+ e dirigido pelo norueguês Joachim Rønning (indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2013 por A Aventura de Kon-Tiki).
Embora o roteiro de Jeff Nathanson (O Terminal, Prenda-Me se for Capaz) tenha algumas deficiências dramáticas no desenvolvimento dos personagens, a história dessa nadadora tem ritmo e intensidade esportiva. O filme também exibe uma visão feminina e contemporânea onde há humor e muito talento envolvido.
A protagonista é interpretada com carisma por Daisy Ridley, conhecida especialmente por dar vida a Rey Skywalker na mais recente trilogia Star Wars. Também notável no elenco é a contribuição dramática do sempre sensacional Stephen Graham (Snatch – Porcos e Diamantes), que tem um personagem muito breve, mas essencial e divertido no desenvolvimento da trama.
A isso soma-se um design de produção muito ambicioso e detalhado na recriação histórica. Dá para afirmar que A Jovem e o Mar é uma das mais notáveis estreias recentes em plataformas de streaming dirigidas ao grande público.
© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- A Jovem e o Mar
- 2024
- 130 minutos
- Indicado para maiores de 12 anos
- Disponível no Disney+