Documentário passa por marcos de Jerusalém para refazer os passos de Cristo| Foto: Lumine/Divulgação
Ouça este conteúdo

A Lumine, plataforma brasileira de streaming e produtora de conteúdos católicos, lançou neste mês o seu primeiro filme realizado no exterior. A Via Sacra foi gravado em Jerusalém e retrata o caminho percorrido por Jesus Cristo desde a paixão até a crucificação. Quem não possui assinatura da Lumine não precisa lamentar: o documentário está disponível gratuitamente no YouTube.

CARREGANDO :)

Com 80 minutos, o longa-metragem passa por todas as 14 estações da Via Sacra em uma jornada guiada pelo Padre Lucas Matheus. Há também meditações de São Josemaria Escrivá, sacerdote fundador da Opus Dei, que dedicou sua vida a impulsionar a identificação com Cristo por meio do cumprimento dos deveres pessoais com Deus e do trabalho profissional.

Publicidade

Desde o lançamento, em 5 de abril, mais de 110 mil pessoas já assistiram ao documentário. A maioria dos comentários dos usuários do YouTube tem caráter elogioso, exaltando principalmente a sensação de poder estar na Terra Santa. “Filmamos em lugares muito restritos e raros de serem registrados, inclusive alguns que nem os guias costumam ter autorização para visitar. Com isso, conseguimos imagens únicas”, explica Gustavo Leite, diretor de A Via Sacra ao lado de Julia Sondermann. Além de imagens externas que mostram as ruas e grandes marcos arquitetônicos, há imagens internas de locais como a Fortaleza Antônia, onde Pôncio Pilatos teria dito “Ecce homo!”, ao apresentar Jesus Cristo aos judeus.

A ideia de produzir o documentário veio dos próprios assinantes do serviço de vídeo sob demanda. Após a realização de uma pesquisa, a Lumine entendeu que o Brasil possui uma carência de conteúdos sobre a via sacra, ainda mais com qualidade audiovisual profissional. O fundador da plataforma, Matheus Bazzo, embarcou na ideia, acreditando que a realização reforçaria a essência da marca.

“Nossa missão é trazer a beleza, os valores católicos e os dramas humanos por meio do cinema. E isso tudo poderá ser visto em profundidade nesse filme”, conta Bazzo. “Permeando tudo isso, apresentamos aspectos muito concretos dos dramas dessa região, tanto pelas questões históricas como pela realidade dos nossos dias na Terra Santa.”

A religião pelo mundo  

O lançamento feito pelo YouTube visa impulsionar a Lumine, levando a marca a um público maior, o que parece estar dando certo de acordo com as visualizações do documentário até o momento. “Essa resposta nos deixa muito felizes. A concepção e a montagem do documentário são mais lentas e densas, indo na contramão do que é comum no YouTube, que tem uma linguagem rápida e um formato que tenta nos prender aos vídeos”, aponta Bazzo.

A Via Sacra também abre o caminho das produções internacionais da Lumine, que deve ganhar outros produtos com esse foco ao longo de 2023. “Nós já nascemos com uma vocação internacional, ao compreender que nosso conteúdo não se restringe à população brasileira”, afirma o fundador. “É absolutamente necessário e natural que a gente vá a outros países e mostre a presença da religião. Começamos pela Terra Santa, mas estaremos em outros lugares futuramente.”

Publicidade

Criado em 2019, o serviço de vídeo sob demanda também vai além de produções católicas, e possui em seu catálogo clássicos como Cidadão Kane Tempos Modernos. A meta é disponibilizar cada vez mais “conteúdo confiável para ver em família e que inspire os valores católicos”.