O termo blitz (na verdade, blitzkrieg: guerra relâmpago) evoca na memória britânica os devastadores bombardeios nazistas em Londres entre setembro de 1940 e maio de 1941. Nesse contexto histórico, o diretor Steve McQueen, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2014 por 12 Anos de Escravidão, tece a comovente história de George (Elliott Heffernan), um menino de nove anos, e sua mãe, Rita (Saoirse Ronan), num filme original do Apple TV+ que pode beliscar algumas indicações para o próximo Oscar.
Em Blitz, a identidade de George é profundamente moldada pelo traumático episódio racista que seu pai sofreu – recontado em flashback – e pela ligação poderosa e inquebrável com sua mãe. Quando é forçado a deixar Londres para sua segurança, como tantas outras crianças, ele inicia uma viagem que transcende a jornada física para se tornar um processo emocional e de formação de identidade, narrado com ecos de Charles Dickens. Ao mesmo tempo, McQueen capta a intrincada realidade social britânica do início da década de 1940 e a devastação causada pela Luftwaffe (o ramo aéreo da Alemanha nazista), tendo Rita como fio condutor.
O cineasta britânico lida com a sonoplastia com especial maestria, com transições do rugido da guerra ao silêncio doméstico, além de recriar a atmosfera opressiva dos abrigos antiaéreos. O seu virtuosismo estético manifesta-se em metáforas visuais – como a fusão de bombas e gotas de chuva – e em closes intensos. No entanto, o roteiro ocasionalmente perde coesão e as vistas panorâmicas da Londres destruída revelam a sua origem digital. A narrativa sofre por ser episódica e o capítulo inspirado em Oliver Twist mais parece um corpo estranho.
Apesar dessas escorregadas, McQueen consegue captar a essência emocional de Blitz: o vínculo mãe-filho e as dimensões complexas do racismo e da formação de identidade, realçadas pela trilha sonora esperançosa de Hans Zimmer. A atriz Saoirse Ronan demonstra sua versatilidade ao passar de seus papéis adolescentes (Lady Bird: A Hora de Voar, The Outrun) para uma personagem maternal convincente, enquanto o garoto Elliott Heffernan se destaca com uma atuação bastante natural. McQueen reafirma seu talento para contar histórias que entrelaçam o sofrimento humano com a esperança.
© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- Blitz
- 2024
- 120 minutos
- Indicado para maiores de 16 anos
- Disponível no Apple TV+