Desde setembro, quando o Superior Tribunal Federal pautou o julgamento sobre a ADPF 442, que pede a liberação do aborto nas 12 primeiras semanas de gestação, o Brasil debate uma possível mudança em sua legislação. O tema é espinhoso e muitos argumentos são feitos contra e a favor da legalização do “feticídio”, como pode ser chamado juridicamente. Para a Gazeta do Povo, não há dúvidas. Uma de nossas principais convicções é a “defesa da vida em todas as fases”.
No universo da cultura, é bastante difícil encontrar produtos que adotem tal posição. Há inúmeros documentários que discutem o assunto, como é o caso do filme lançado nesta semana pela Brasil Paralelo,de nome Duas Vidas: do que Estamos Falando Quando Falamos sobre Aborto. Mas, no mundo das ficções e adaptações, uma obra pró-vida é quase raridade.
Tendo isso em mente, compilamos cinco longas-metragens produzidos nos últimos anos com mensagens a favor da vida. Todos eles estão disponíveis em serviços de streaming, seja para locação ou em pacote de assinatura.
Filhos da Esperança (2006)
Seja na literatura ou no cinema, a ficção científica sempre foi um bom gênero para refletir sobre problemas modernos com um olhar para o futuro – basta ver como Isaac Asimov já se preocupava com inteligências artificiais em 1950. Filhos da Esperança realiza esse mesmo tipo de provocação, mas voltando-se ao valor das crianças no mundo. Em um futuro em que a humanidade se tornou infértil, um funcionário público desiludido, interpretado por Clive Owen, decide arriscar sua vida para proteger uma mulher que misteriosamente ficou grávida. Há perseguições, tiroteios e até uma ponta do ator Michael Caine como um hippie. No cerne da obra está o valor da proteção de uma criança que não tem como se defender.
Onde assistir: Prime Video
Horton e o Mundo dos Quem (2008)
"Uma pessoa é uma pessoa, não importa o tamanho." Não é difícil imaginar essa frase saindo da boca de algum manifestante contra o aborto, mas ela é dita por Horton, o simpático elefante da animação Horton e o Mundo dos Quem. Criada pelo autor infantil Dr. Seuss, a história acompanha o paquiderme dublado originalmente por Jim Carrey a partir do momento em que ele ouve um pedido de socorro de uma poeira que está no ar. Todos acham que o bicho está louco, mas ele não se deixa abalar e defende com unhas e dentes aquela pequena sociedade que ninguém enxerga. Para quem quer mostrar uma bela mensagem aos filhos sobre o valor da vida, a animação é perfeita.
Onde assistir: Disney+
40 Dias – O Milagre da Vida (2019)
Nesses tempos em que o debate em redes sociais não costuma ser respeitoso tampouco embasado, mudar de opinião é considerado um ato de fraqueza. Porém, essa atitude está muito mais associada à nobreza de uma pessoa em querer melhorar. Em 40 Dias – O Milagre da Vida, longa baseado em fatos reais, o espectador vê Abby Johnson perceber isso. Ela atuava como uma diretora da Planned Parenthood, clínica especializada em abortos nos EUA, mas decidiu renunciar ao cargo após assistir a um feticídio pelo ultrassom. Este longa-metragem emocionante pode ser bastante inspirador para quem adere cegamente à uma opinião, além de trazer um dos recados pró-vida mais diretos já exibidos em um filme.
Onde assistir: disponível para locação no Apple TV+
O Direito de Viver (2020)
Nos Estados Unidos, o aborto foi legalizado em 1973, durante o julgamento de um caso conhecido como Roe v. Wade. A decisão, anulada no ano passado após outro litígio, foi tomada com base no argumento de que a liberdade das mulheres grávidas deveria ser protegida de restrições governamentais. Esse caso espinhoso é o principal tema do longa-metragem O Direito de Viver, lançado em 2020. Em vez de tomar um partido, o filme revela quais são os argumentos de ambos os lados, provocando um debate honesto sobre o tema. Há momentos chocantes, como quando um médico define um feto apenas como uma “forma flácida e cheia de sangue”. Porém, ao fim, o balanço é positivo, principalmente por conta de seu elenco assumidamente conservador, como é o caso dos atores Jon Voight e Nick Loeb.
Onde assistir: Prime Video
Destinos à Deriva (2023)
Lançado pela Netflix neste ano, Destinos à Deriva não parece uma escolha muito óbvia para esta lista. Seu enredo, com tons de thriller e até terror, acompanha a fuga de um casal da Espanha, aqui um país totalitário que mata grávidas para poupar recursos escassos. O que o transforma em um filme pró-vida é o esforço da personagem principal, Mia, para deixar esse cenário maléfico e proteger a criança indefesa que está em seu ventre. Vale ressaltar que a produção é bastante claustrofóbica e deixará o espectador na ponta do sofá. Mas o final é feliz!
Onde assistir: Netflix