Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cultura geral

Cinco livros que Bill Gates acha que você deveria ler agora

Bill Gates e os livros recomendados por ele | GatesNotes.com/Divulgação
Bill Gates e os livros recomendados por ele (Foto: GatesNotes.com/Divulgação)

O filantropo e fundador da Microsoft Bill Gates todo faz uma lista de leitura. A lista de Gates com leituras para o inverno* (verão no hemisfério norte) de 2016, que conta até com um vídeo de animação descrevendo suas escolhas, foi disponibilizado em uma postagem no seu blog, GatesNotes. Não se trata de leitura leve. Quatro livros de não-ficção sobre matemática, sobre o papel da energia na biologia, sobre a economia do Japão e sobre a história da raça humana – mais um romance de ficção científica de 880 páginas descrito em uma resenha como “experimento mental como um esporte radical” – completam as cinco sugestões deste ano.

“Este verão, minha lista de leituras recomendadas tem uma boa dose de livros de ciência e matemática em seu núcleo”, escreve Gates. “Mas não há ciência ou matemática em meu processo de seleção. Os cinco livros seguintes são simplesmente aqueles que adorei, que me fizeram pensar de maneiras diferentes, e me mantiveram acordado lendo muito depois da hora em que eu deveria ter ido dormir.”

Uma lista de leitura eclética é de ser esperada, é claro, de um líder que fundou tanto uma das maiores empresas de tecnologia do mundo quanto uma fundação que trabalha para tentar erradicar a pobreza global, melhorar a saúde pública no mundo em desenvolvimento e consertar o sistema educacional dos Estados Unidos. Das poucas dúzias de livros que Gates tem resenhado, recomendado ou reservado para ele mesmo ler em suas listas de leituras para o inverno, apenas três foram romances até agora, ao lado de um par de livros em quadrinhos ano passado. E apenas dois – o esgotado “Business Adventures”, de 1992, por John Brooks, e um livro de memórias do empreendedor Eli Broad – seriam qualificados como livros de negócios.

Os restantes são reunidos de campos tão diversos quanto economia, ciência, história e psicologia, com algumas biografias na mistura. Eles também são frequentemente longos: de “Os Anjos Bons da Nossa Natureza” (2012, 832 páginas), a “A Busca” (2012, 816), passando por “The Bully Pulpit” (2014, 928 páginas, sem tradução para o português). Gates não tem medo de leituras pesadas. Ele frequentemente escreve resenhas dos livros que lê, e se suas listas de inverno não trazem leituras sérias o suficiente para você, Gates também lista seus livros favoritos do ano em dezembro.

Então o que está na lista de inverno deste ano?

Abaixo, suas cinco escolhas, cada uma com um fragmento da respectiva resenha:

“Seveneves”, por Neal Stephenson, sem tradução para o português.
“Você pode perder a paciência com toda a informação que vai receber sobre voo espacial – Stephenson, que vive em Seattle, claramente fez uma boa pesquisa – mas adorei os detalhes técnicos. Seveneves me inspirou a reacender meu espírito de ficção científica.” Um vídeo de realidade virtual com Gates e Stephenson conversando sobre o livro e parando para pedir hambúrgueres juntos está incorporado a uma nova resenha online, na qual Gates diz que o livro “te leva a pensar grande e a longo prazo.”

“O poder do pensamento matemático: a ciência de como não estar errado”, Ed. Zahar, R$59,90, Jordan Ellenberg.
“O maior ponto do livro é que, como escreve Ellenberg, ‘fazer matemática é estar, ao mesmo tempo, tocado pelo fogo e contido pela razão’ – e que de certa maneira estamos todos fazendo matemática, o tempo todo.”

“The Vital Question: Energy Evolution, and the Origins of Complex Life” (A Questão Vital: Energia, Evolução e as Origens da Vida Complexa, em tradução livre), por Nick Lane, sem tradução para o português.
“Nick é um daqueles pensadores originais que te fazem dizer: mais pessoas deveriam conhecer o trabalho desse cara. (...) Mesmo que os detalhes do trabalho de Nick se mostrem errados, suspeito que seu foco em energia será visto como uma contribuição importante para nossa compreensão de onde viemos.”

“The Power to Compete: An Economist and an Entrepreneur on Revitalizing Japan in the Global Economy” (O Poder de Competir: Um Economista e um Empreendedor Escrevem Sobre Revitalizar o Japão na Economia Global, em tradução livre), por Ryoichi Mikitani e Hiroshi Mikitani.
“O Japão é intensamente interessante para qualquer um que acompanhe a economia global. Por que suas empresas – os rolos compressores dos anos 80 – foram eclipsadas por concorrentes da Coreia do Sul e da China? E elas podem se reerguer? (...) ‘The Power to Compete’ é uma esperta espiada no futuro de um país fascinante.”

“Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, Ed. LP&M, R$ 59,90, Yuval Noah Harari.
“Harari se propõe a enfrentar um desafio intimidador: contar toda a história da raça humana em apenas 400 páginas. (...) Ainda que eu encontre coisas com as quais discorde – especialmente a afirmação de Harari de que nós humanos estávamos melhores antes de começarmos a cultivar a terra – recomendaria Sapiens para qualquer um que esteja interessado na história e no futuro da nossa espécie.”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.