O Dia das Mães é algo que merece ser celebrado não apenas no segundo domingo de maio. Mas, como a data existe, ela nos convida a lembrar daquelas que nos deram amor incondicional e apoio ao longo de nossas vidas. E, como não podia ser diferente, o cinema oferece uma oportunidade de explorar os laços maternos de maneiras profundas com histórias de mães que foram além e superaram todas as barreiras pelos seus filhos.
Aqui vai uma lista com cinco filmes inspiradores que enfocam progenitoras que lutaram por suas crias (na vida real e na ficção). São longas recentes, de origens diferentes, que emocionaram plateias ao redor do mundo. Dois deles foram indicações de leitoras na nossa matéria de Dia das Mães publicada no ano passado.
Uma Mãe Contra um País (2023)
Baseado em fatos reais, o drama indiano traz a história de Debika Chatterjee. Imigrante indiana na Noruega, ela precisa reconquistar a guarda de seus dois filhos, que foram tomados dela por uma agência de assistência social especializada em adoção de crianças. Debika entra na justiça contra a ação e move montanhas para mudar as leis do país. Na vida real, Sagarika Chakraborty (nome da mãe indiana que inspirou o filme) ficou conhecida por nunca ter desistido do seu direito. O caso emblemático resultou na reabertura de vários processos semelhantes pelas autoridades envolvidas. Vale apontar que o filme conta com toda a estética e o exagero de Bollywood, o que pode causar um estranhamento em quem não está acostumado. Mas a história e o desfecho compensam.
Onde assistir: Netflix
Nossa Mãe É para Sempre (2022)
E se você pudesse ver o espírito da sua mãe e ela começasse a tentar consertar a sua vida? Esse é o enredo do longa mexicano Nossa Mãe é Para Sempre. Após uma breve visita aos seus filhos no Dia dos Mortos, um ano depois de sua partida, Edith (Carmen Beato) percebe que a vida deles está completamente caótica. Ela decide então passar uma curta estada na Terra para tentar guiá-los para o caminho certo. Com seu tom cômico, mostrando o cotidiano dos três filhos e da mãe já residindo no céu, o filme também tem sua dose de emoção. Mas sem depressão.
Onde assistir: Max (ex-HBO Max)
Superação – O Milagre da Fé (2021)
Mais uma história baseada em fatos reais que destaca a força de uma mãe. Em Superação – O Milagre da Fé, John Smith, um menino de 14 anos, cai num lago congelado no estado de Missouri, nos Estados Unidos, e é declarado morto por um minuto. Até que sua mãe, Joyce Smith (Chrissy Metz) pede a Deus mais uma chance e o coração de John milagrosamente volta a bater. As preces da comunidade e a força da progenitora fazem com que a luta do garoto pelo impossível, que nesse caso, seria sobreviver sem sequelas, vire realidade. Para vencer essa batalha, Joyce precisa também fazer concessões e sair um pouco do controle, sempre com a comunidade e a igreja local a apoiando.
Onde assistir: Star+
Retrato de um Campeão (2021)
A maior prova de que exemplos inspiradores acontecem o tempo todo é que esse filme é mais um da lista baseado em história real. Retrato de um Campeão narra a trajetória de So Wa Wai, que nasceu com paralisia cerebral, em Hong Kong, e foi desacreditado pelos médicos (que duvidaram que ele sequer andaria). Depois de muitos diagnósticos e aflições, sua mãe (Sandra Kwan Yue Ng) percebe que o rapaz, já na adolescência, é bastante rápido. Decide então inscrevê-lo na equipe paraolímpica de atletismo. Muito bem interpretado por Chung-Hang Leung na idade adulta, So Wa Wai chega às Olimpíadas ultrapassando todas as suas barreiras e, principalmente, a barreira do preconceito.
Onde assistir: Netflix
O Quarto de Jack (2015)
Trata-se de uma das melhores atuações de Brie Larson, que lhe garantiu o Oscar de Melhor Atriz em 2016. O filme conta a história de Joy, presa em um cativeiro por sete anos tendo há cinco parido um filho de quem a estuprou e colocou nessa situação. Desde o nascimento do garoto, Joy inventa com ele uma realidade paralela para tornar a vida suportável. Até que ela resolve colocar tudo em risco e cria um plano para eles escaparem do abusador. A estratégia dá um novo rumo ao drama que, a partir da fuga, revela a dificuldade dos dois em enfrentar a nova realidade da liberdade. O longa não foca só no sequestro, mas sim no forte laço entre os dois personagens, que presos ou livres, precisam um do outro. Isso sem contar a força de Joy para fazer seu filho feliz a qualquer custo.
Onde assistir: Prime Video e Globoplay
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink