Elenco de “Círculo Fechado” gravou minissérie sem saber todos os detalhes da trama| Foto: Divulgação/HBO Max
Ouça este conteúdo

Círculo Fechado, a nova minissérie do HBO Max, pode facilmente agradar aos fãs de livros como Caminhos Cruzados, de Érico Veríssimo, e Graça Infinita, de David Foster Wallace. Tanto a produção televisiva quanto as obras literárias possuem tramas sem um personagem principal definido e diferentes núcleos narrativos que, quando unidos, formam uma história maior para o leitor/espectador.

CARREGANDO :)

Dirigida por Steven Soderbergh, diretor de Onze Homens e um Segredo e Erin Brockovich, a série mostra como diferentes personagens estão conectados a um sequestro que dá errado logo no primeiro episódio. Faz parte desse “círculo” um famoso chef da televisão, uma mafiosa da Guiana, um garoto que gosta de furtar celulares e até uma investigadora do serviço postal.

Publicidade

Todos eles acabam conectados quando a senhora Mahabir, a chefona da máfia, consulta uma espécie de guia espiritual que a aconselha a  capturar o neto do cozinheiro celebridade para se livrar de “coisas ruins” que estão acontecendo com sua família. Com a inaptidão de seus capangas, o plano acaba dando errado e um outro menino é levado pelos criminosos. É aqui que começa a principal tensão da série.

Elenco desnorteado (de propósito)  

Para dar vida aos diferentes núcleos na história, Soderbergh escolheu um elenco experiente. Estão na série os atores  Dennis Quaid, Claire Danes, Timothy Olyphant, Zazie Beetz e CCH  Pounder. Esta última, em uma entrevista recente, explicou que o diretor explorou um processo interessante para trazer uma dose de realismo à distância e aumentar a inquietação dos personagens. Os atores foram isolados entre si e recebiam roteiros que não esclareciam as ligações entre as diferentes famílias apresentadas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O distanciamento inicial também funciona graças ao trabalho de Ed  Solomon, o roteirista da série. Ele começou a escrever a trama Círculo Fechado por três diferentes perspectivas, considerando os principais núcleos do seriado. Depois, juntou tudo e o resultado foi um script de 586 páginas, que precisou ser reduzido para cerca de 400 e dividido em episódios. A partir daí, o grande segredo foi definir quando revelar as principais reviravoltas da produção, seja para os atores ou para os espectadores.

“Se você retiver muita informação, as pessoas caem da canoa e não conseguem acompanhar.  O resto do passeio não fica tão divertido”, brincou Solomon, em papo com o IndieWire. “Mas, se você revelar demais, acaba perdendo a tensão da história”, completou. O suspense já possui quatro episódios disponíveis no HBO Max – com os últimos dois previstos para o dia 27 deste mês.

Publicidade