Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Artes marciais em alta

“Cobra Kai” pavimenta futuro da franquia “Karatê Kid” e inspira a molecada

O seriado "Cobra Kai" chega à última temporada
O seriado "Cobra Kai" chega à última temporada e aumenta a expectativa para mais um filme "Karatê Kid" (Foto: Divulgação Netflix)

Ouça este conteúdo

Graças ao universo da tevê e do cinema, as artes marciais se tornaram uma paixão mundial a partir dos anos 1970. Ícones como Bruce Lee, Chuck Norris e Jean-Claude Van Damme ajudaram a transformar a luta em um gênero de entretenimento que virou febre entre os jovens. Mas nenhum dos filmes protagonizados por essas lendas teve o apelo comercial que Karatê Kid - A Hora da Verdade tem até hoje. Lançada em 1984, a história do jovem Daniel LaRusso, que aprende caratê para se defender de valentões na escola, segue inspiradora. E, não por acaso, foi expandida em outros quatro filmes e num seriado de sucesso na Netflix: Cobra Kai.

Chegando à última temporada neste ano, com a leva derradeira de episódios prevista para novembro, a série promete encerrar vários ciclos da história de LaRusso e de seus alunos da academia Miyagi-Do. A ideia é abrir caminho para o sexto longa-metragem da saga, que já tem lançamento prometido para 2025. 

Pouco foi revelado sobre a trama desse novo filme. Também não se sabe o quanto a série influenciará o roteiro final. A única informação divulgada é que ele unirá os personagens clássicos com aqueles que apareceram no remake Karatê Kid, lançado em 2010 e estrelado por Jackie Chan e Jaden Smith.

Essa junção é estranha para quem entende de artes marciais, pois a refilmagem da saga para a geração Z apresenta praticantes de kung fu na China. Mesmo sem qualquer dica de como os roteiristas farão para unir as duas artes marciais distintas, o momento não deixa de ser incrível para esse universo.

Antes do lançamento de Cobra Kai, em 2018, a franquia ficou abandonada por quase trinta anos; um reflexo do fiasco de The Next Karate Kid, de 1994, que teve uma bilheteria fraquíssima. O seriado ajudou a trazer a febre por caratê de volta e merece ser vista tanto por pais nostálgicos quanto por adolescentes que podem aprender algo com ensinamentos de um tal de Senhor Miyagi. 

Em busca da faixa preta

Desde sua primeira temporada, Cobra Kai oferece um bom balanço entre saudosismo e temas atuaisAlém de recuperar personagens velhos de guerra como LaRusso, Johnny Lawrence, John Kreese e Terry Silver, os episódios apresentam figuras novas, que inserem questões adolescentes na trama – um dos elementos-chave para o sucesso de Karatê Kid nos anos 1980. 

Há vítima de bullying, há quem não tem uma relação muito boa com os pais e há quem sofre de “paixonite” por uma colega da escola. Todos esses jovens estão perdidos até ingressarem nos treinos de caratê nas academias Miyagi-Do ou Cobra Kai. É lá que eles aprendem sobre honra, com ensinamentos que quebram a tendência ao vitimismo, tão em voga atualmente. 

Por oferecer esse remédio para uma juventude cada vez mais desmotivada, o seriado impulsionou as buscas pelo termo “karatê” na internet, segundo a plataforma Google Trends. O aumento também se deu na procura por “escola de karatê”, sinalizando a vontade dos mais novos em sair do celular e colocar o corpo em movimento. 

Aprovada pela elite do esporte

Para o brasileiro Douglas Brose, tricampeão mundial de caratê e terceiro sargento do Exército Brasileiro, a volta da série com pegada mais moderna é positiva para a arte marcial. “Ela fez com que os caratecas se empolgassem mais ainda, porque eles começaram a ver ali muito do que se tem em alguns estilos de caratê. Diversos atletas que conheci se identificaram com Cobra Kai e acharam o conteúdo legal", diz Brose, em entrevista para a Gazeta do Povo.

Douglas Brose é tricampeão mundial de karatêO gaúcho Douglas Brose é tricampeão mundial de caratê (Foto: WKF/Gokhan Taner/Divulgação)

Aposentado dos tatames desde o ano passado, o gaúcho de 38 anos tem se dedicado a difundir a modalidade, com a expectativa de que a luta se torne uma categoria olímpica em definitivo (em Tóquio ela até foi, mas em Paris não mais). “Essa nova temporada do seriado é muito importante, pois as pessoas que vão entrar no caratê conseguem ter uma noção de como é o trabalho dessa arte quando se fala em disciplina, respeito e hierarquia”, defende Brose.

“O caratê não forma só atletas, ele forma cidadãos do bem e de caráter. Espero que os pais consigam, cada vez mais, colocar seus filhos para praticarem uma arte marcial por conta da cultura, do respeito e dos valores ensinados”, finaliza o carateca.

  • Cobra Kai 
  • 2024 (sexta temporada) 
  • Dez episódios (cinco já lançados)
  • Indicado a partir de 14 anos 
  • Disponível na Netflix

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.