Há diversas razões para se assistir a um filme de madrugada. Às vezes você quer aproveitar o silêncio; às vezes simplesmente não consegue dormir.
Em certas ocasiões, não se convenceu a sair de casa; em outras, nem cogitou: tudo o que queria era se manter aquecido no próprio lar.
Seja qual for o motivo, alguns filmes certamente fazem bom uso da atmosfera noturna, solitária, esporadicamente fria e chuvosa das madrugadas. Vejamos esses filhos e netos do noir, todos disponíveis na Netflix.
Amnésia (Memento, 2000/ 16 anos)
Ilha do Medo (Shutter Island, 2010/ 16 anos)
Impossível não citar essa pitoresca incursão no terror psicológico, “Ilha do Medo”, pois é um filme que envolve insanidade, confusão e Leonardo DiCaprio. Uma mistura de “O Gabinete do Doutor Caligari” com “Amnésia”, o longa-metragem combina com a típica madrugada devido à desorientação, vide as pouco esclarecedoras investigações da narrativa.
Minority Report: A Nova Lei (Minority Report, 2002/ 14 anos)
Além de qualquer boa adaptação da literatura de Philip K. Dick questionar as já complicadas linhas entre presente e futuro – vide “Blade Runner” e “Vingador do Futuro” –, “A Nova Lei”, de Steven Spielberg, apresenta imagens saturadas como um sonho. Curiosamente, a exceção se dá nas lembranças, cujas cores regulares nos deixam ainda mais imersos nesta realidade em que a polícia consegue prever crimes que sequer aconteceram. Nada melhor para acompanhar uma madrugada intrincada.
Oldboy (Oldeuboi, 2003/ 18 anos)
Para quem prefere usar a madrugada para ficar pilhado ao invés de repousar. “Oldboy” conta a história de um homem solto após 15 anos de um aprisionamento inusitado: sequestrado misteriosamente, ele não sabe por que foi mantido em cativeiro, tampouco faz ideia de por que tanto tempo. Seu retorno à civilização é tão confuso quanto cheio de energia, visando uma vingança contra alvos ainda desconhecidos. Baseado em mangá japonês homônimo, o filme do sul-coreano Park Chan-wook é considerado o segundo da chamada “Trilogia da Vingança”. Para fãs de ação bem desenvolvida e reviravoltas que, afinal, podem tirar o sono.
Donnie Darko (2001/ 14 anos)
Um adolescente acorda no meio da noite. Seguem apocalipse, figuras grotescas e relativização do tempo. Se o filme perturbador de Richard Kelly não combina com madrugada, difícil será dizer o que combina.
Colateral (Collateral, 2004/ 14 anos)
O motorista de táxi Max tem uma vida bem rotineira em Los Angeles. Nos últimos doze anos, ele dirige o seu táxi todos os dias. Essa vida sem aventuras muda quando Max pega um passageiro, chamado Vincent, que oferece a ele dinheiro para levá-lo a cinco lugares durante aquela noite. Na primeira parada, enquanto o motorista espera o retorno de seu passageiro, um corpo cai sobre o seu carro, e ele logo percebe que Vincent é na realidade um assassino - que ainda precisa fazer mais quatro paradas.
Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl With The Dragon Tattoo, 2011/ 16 anos)
Essa adaptação da obra do autor sueco Stieg Larsson conta a história de um jornalista, Mikael Blomkvist, que vai investigar o desaparecimento de uma moça que sumiu 40 anos antes. Blomkvist, sócio de uma revista, tinha acabado de perder um caso na justiça, o que ameaçou a sua reputação e os seus negócios. Por causa de suas habilidades investigativas de jornalista, ele recebe a proposta do endinheirado Henrik Vanger: resolver o caso do sumiço de sua sobrinha. Blomkvist tem a ajuda de uma hacker chamada Lisbeth Salander. Juntos, os dois descobrem alguns segredos violentos da família Vanger.
O Abutre (Nightcrawler, 2014/ 14 anos)
O filme se passa no submundo noturno da Los Angeles dos dias de hoje. O personagem de Jake Gyllenhaal, Lou Bloom, está desempregado e descobre o mundo do jornalismo de crime. Ele testemunha um acidente em que, enquanto as vítimas são socorridas, uma equipe filma a cena, que depois será vendida para a TV local. Lou compra uma câmera de vídeo e passa a monitorar a polícia, indo atrás de acidentes, roubos e outras cenas de crime. Para vender as imagens para o programa local de crimes na TV, ele ultrapassa a linha entre observador e participante e se torna a estrela de sua própria história.
O Profissional (Léon: The Professional, 1994/ 14 anos)
Depois que a mãe, o pai, a irmã e o irmão de uma menina de 12 anos foram mortos por um traficante, a menina, Mathilda, vai morar com o assassino profissional Léon. Ele até então morava sozinho, com sua planta favorita, em um apartamento em Nova York. Quando ela descobre que a profissão de Léon é matar, ela pede a ajuda dele para executar seu plano de vingança. Mathilda, a menina que aprende a ser uma assassina profissional, é o primeiro papel no cinema de Natalie Portman.
Watchmen (2009/ 18 anos)
Nessa versão para o cinema de um clássico dos quadrinhos, o cenário é uma realidade alternativa dos Estados Unidos em 1985, em que um grupo de super-heróis mascarados faz parte da sociedade, e o “Relógio do Juízo Final” – que representa a proximidade da guerra nuclear – está marcando cinco minutos para a meia-noite. Depois do assassinato de um dos integrantes dos Watchmen – que, a essa altura, não atuava mais – o vigilante Rorschach acredita que há um assassino com a intenção de matar todos do grupo. O que ele descobre é uma conspiração ligada ao passado em comum dos heróis mascarados e a consequências catastróficas para o futuro.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião