Ouça este conteúdo
A popularidade dos videogames é tão grande que, muitas vezes, jovens parecem se evadir do mundo real e levar vidas fantasiosas na telinha. A Extraordinária Vida de Ibelin, documentário do cineasta norueguês Benjamin Ree que está disponível na Netflix, fascina ao escapar desse preconceito e apresentar a história de Mats Steen.
O rapaz, também norueguês, morreu aos 24 anos, vítima de uma doença degenerativa que o colocou em uma cadeira de rodas desde a infância, o que gerou muitos obstáculos para sua capacidade de comunicação e interação com o mundo ao redor. Ele se apegou aos videogames para se manter ativo e vivenciar uma série de experiências e relacionamentos surpreendentes, especialmente por meio do jogo World of Warcraft.
Com seus documentários anteriores, Magnus (2016) e A Artista e o Ladrão (2020), Ree já havia demonstrado seu interesse em contar vidas extraordinárias por intermédio da arte e do jogo. Aqui ele faz isso com precisão e originalidade, usando o arquivo de bate-papo do Warcraft para reconstruir os diálogos e situações vívidas pelo jovem no mundo virtual, assim como o material de gravações domésticas preservada por seus pais. O resultado é um espantoso relato em dois tempos – fazendo uso de dois registros audiovisuais diferentes. Primeiro conhecemos Mats e, depois, Ibelin, o avatar que refletiu a autenticidade e profundidade do coração do garoto, responsável por impactar centenas de jogadores.
É impressionante ver como um simples avatar serviu ao jovem não só para correr, lutar e conhecer lugares extraordinários, mas para viver experiências muito íntimas, como o amor, a aceitação, a solidariedade e, acima de tudo, a amizade. Realidades muito profundas marcaram a sua curta vida, aparentemente imóvel e muito sofrida. E, embora entristeça a falta de transcendência nos temas vitais que são tocados, a história é comovente e uma homenagem à vida, mostrando a jornada real de um jovem doente, que ansiava por viver grandes coisas e que conseguiu fazer isso graças às telas.
© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- A Extraordinária Vida de Ibelin
- 2024
- 103 minutos
- Indicado para maiores de 12 anos
- Disponível na Netflix