Você conseguiria pilotar um avião sem conhecimento prévio? Dificilmente. Mas a resposta mudaria se sua família dependesse de uma ação firme sua para salvá-la. Foi exatamente isso que aconteceu com o americano Doug White. Após o piloto da aeronave passar mal, White decidiu encarar o complicado painel com centenas de botões e controles para salvar as vidas de sua mulher e suas duas filhas. Essa história, que aconteceu de verdade em 2009, é o tema do filme Fé nas Alturas, disponível no Prime Video.
Mais que um longa de suspense, a produção promove um debate sobre o poder da fé e do amor pela família. White, interpretado por Dennis Quaid, estava se afastando da religião após ficar abatido com a morte de seu irmão. Isso começa a mudar a partir do momento em que o piloto do bimotor que leva a família White para casa sofre um infarto e morre.
O homem, que trabalha como farmacêutico, recorda de alguns detalhes de sua rápida conversa com o comandante e também conta com o apoio de duas torres de controle para conseguir pousar a aeronave em segurança. Além da ajuda dos técnicos e da esposa, que atua como copiloto, White reza e acredita que a situação pode terminar com um milagre; algo fortalecido pelo fato de o infortúnio ocorrer em um Dia de Páscoa.
Simples e eficaz
Considerando a história espetacular utilizada para seu roteiro, Fé nas Alturas é executado de uma maneira bem direta, sem muitos artifícios no roteiro. O máximo de inventividade para além das cenas no avião vem na primeira meia hora do filme, que apresenta os núcleos de personagens importantes para a trama e contextualiza suas vidas. Isso permite ao longa-metragem ser menos claustrofóbico.
Embora Quaid se destaque, as atuações estão longe de serem memoráveis. O que importa é que elas conseguem entregar as emoções necessárias para uma película que se propõe a ser uma história inspiradora e simples, enfocando pessoas comuns. Outro aspecto que deixa a desejar é o uso de computação gráfica nas cenas do avião. A execução não é das mais realistas. Mas a produção merece aplausos por fugir do padrão frenético e descompensado estabelecido por franquias de super-heróis nos cinemas.
Apesar de ter um gostinho de Sessão da Tarde, Fé nas Alturas é um filme que vale ser visto por oferecer ao espectador uma reflexão sobre a importância de se manter conectado com a fé, principalmente em tempos difíceis, em que sua família depende de você.
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Declaração final do G20 aborda taxação de super-ricos, guerras e regulação de IA
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião