O músico, compositor e letrista baiano Gilberto Gil, de 79 anos, foi eleito nesta quinta-feira (11) para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Gil recebeu 21 dos 34 votos e vai assumir a cadeira 20, antes ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em 2020.
“Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o presidente da ABL, Marco Lucchesi.
O músico agradeceu a escolha numa mensagem publicada no Twitter. “Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”, escreveu.
Além de ser um dos cantores e compositores brasileiros mais conhecidos no mundo, autor de sucessos como “Aquele Abraço” e “Vamos Fugir”, Gilberto Gil foi também embaixador da ONU para agricultura e alimentação, ministro da Cultura nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (entre 2003 e 2008) e vereador em Salvador (1989-1992).
Na semana passada, a atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi eleita para a cadeira de número 17 da ABL.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp