Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Filmes de 1984

Há 40 anos, “Os Caça-Fantasmas” lotava os cinemas e virava fenômeno cultural

Harold Ramis, Ernie Hudson, Bill Murray e Dan Aykroyd interpretaram os Caça-Fantasmas
Harold Ramis, Ernie Hudson, Bill Murray e Dan Aykroyd interpretam os Caça-Fantasmas originais (Foto: Divulgação Sony)

Ouça este conteúdo

Em 1982, o ator Dan Aykroyd estava escrevendo uma comédia para interpretar junto a seu parceiro John Belushi. Dois anos antes, a dupla havia feito Os Irmãos Cara-de-Pau, uma comédia musical baseada num quadro que os dois interpretavam no programa humorístico Saturday Night Live, na TV americana. No filme, eles viviam dois irmãos obcecados por blues e música negra americana. Com um humor escrachado e números musicais de Ray Charles, Aretha Franklin, James Brown e John Lee Hooker, Os Irmãos Cara-de-Pau foi um imenso sucesso de bilheteria.

Aykroyd estava, portanto, muito otimista com o potencial comercial desse novo filme. Ele escreveu uma história inspirada em uma de suas obsessões: fantasmas. Sim, Dan Aykroyd era um estudioso de fenômenos paranormais e inventou uma história sobre dois amigos que tinham por hobby perseguir espíritos errantes. Ele estava terminando o roteiro quando recebeu a notícia trágica: John Belushi, seu amado colega, havia morrido, aos 32 anos, de uma overdose de cocaína.

A morte de Belushi deixou Aykroyd arrasado, mas ele continuou trabalhando, até para não enlouquecer. E encontrou em outro parceiro do elenco do Saturday Night Live um substituto para Belushi: Bill Murray.

Com Murray a bordo, Aykroyd terminou o roteiro de Os Caça-Fantasmas com a ajuda do amigão e comediante Harold Ramis. A história foi ampliada para um trio de professores universitários de parapsicologia que resolvem montar uma empresa de eliminação de fantasmas. E eles mesmos – Aykroyd, Murray e Ramis – interpretariam os personagens principais (um quarto Caça-Fantasma, vivido por Ernie Hudson, entraria depois na trama).

O filme foi dirigido por Ivan Reitman, que havia produzido, em 1979, Clube dos Cafajestes, filme que revelou John Belushi, e contou com um elenco de peso, que incluía ainda Sigourney Weaver, Rick Moranis e Annie Potts.

1984: o ano das comédias

Misturando comédia escrachada com efeitos especiais de ponta para a época, Os Caça-Fantasmas estreou em 8 de junho de 1984 e se tornou um imenso sucesso. Durante aquele ano, só perdeu nas bilheterias da América do Norte para Um Tira da Pesada, com Eddie Murphy, mas retomou o primeiro lugar nas bilheterias com um relançamento no ano seguinte.

Analisando os números de bilheteria de 1984, é impressionante perceber como as comédias atraíam gente ao cinema: dos dez filmes mais vistos na América do Norte naquele ano, cinco eram de humor: além de Os Caça-Fantasmas e Um Tira Da Pesada, o Top 10 de maiores bilheterias ainda tinha Loucademia de Polícia (6º), Tudo por uma Esmeralda (8º) e Splash – Uma Sereia em Minha Vida (10º).

Os Caça-Fantasmas se tornou um verdadeiro fenômeno cultural. O sucesso do primeiro rendeu outros quatro filmes para cinema, lançados entre 1989 e 2024, além de duas séries de TV. E a música-tema, composta e gravada por Ray Parker Jr., chegou ao número 1 da parada norte-americana e 2 na parada britânica. Uma curiosidade é que Parker Jr. foi processado pelo cantor e compositor Huey Lewis por plágio. Lewis dizia que Ghostbusters era uma cópia de uma música dele, I Want a New Drug, e venceu o processo. Ray Parker Jr. foi obrigado a pagar uma indenização, mas o valor nunca foi divulgado por causa de um acordo de confidencialidade. Depois, pessoas ligadas à produção do filme diziam que, no set de filmagem, o elenco ouvia I Want a New Drug para se inspirar durante algumas sequências.

Os Caça-Fantasmas está disponível em streaming no Max (antigo HBO Max) e para locação na Apple TV, Amazon, Google Play e Claro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.