Cena de “A Montanha dos Sete Abutres”.| Foto: Divulgação

O destaque que a crítica vem dando a “Spotlight”, apesar do desprezo de prêmios no Globo de Ouro, retoma a tradição criada por filmes que se passam em redação de jornal.

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Algo na agitação dos prazos de entrega ou no suposto quarto poder representado pela imprensa desperta muito o interesse do público.

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E essa atração existe desde a década de 1940, quando começaram a surgir títulos abordando as peripécias de repórteres que se tornaram fundamentais para a história do cinema, como “Correspondente Estrangeiro” (1940), de Alfred Hitchcock e “Cidadão Kane” (1941), de Orson Welles.

Por vezes herói, por vezes um crápula, o profissional de jornalismo é retratado costumeiramente a partir de certos clichês. Mas alguns filmes surpreendem.

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Conheça alguns dos primeiros títulos encantados com o mundo da notícia:

“Correspondente Estrangeiro” (1940), de Alfred Hitchcock
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“Cidadão Kane” (1941), de Orson Welles
“A Verdade Triunfou” (1948), de Henry Hathaway
“A Montanha dos Sete Abutres” (1951), de Billy Wilder
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“Mentira Maldita” (1957), de Alexander Mackendrick
“A Primeira Página” (1974), de Billy Wilder
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“Rede de Intrigas” (1976), de Sidney Lumet
“Todos os Homens do Presidente” (1976), de Alan Pakula
“Profissão: Repórter”, de Michelangelo Antonioni
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