“A vida é o que acontece enquanto se está ocupando fazendo planos.” Esta frase de John Lennon, que aparece na comédia Já Era Hora, é uma boa maneira de resumir o enredo deste filme italiano, disponível na Netflix.
A trama acompanha Dante, um homem que sempre está atrasado para seus eventos e/ou ocupado com tarefas do trabalho. Apesar da história se iniciar quando ele conhece a namorada, Alice, o roteiro engrena pouco depois, a partir da chegada de seu aniversário de 40 anos. Como de praxe, Dante chega atrasado para sua festa surpresa, preparada pela parceira carinhosa, o que não compromete a comemoração, mesmo com a casa recém-comprada, ainda sem todos os móveis e detalhes consertados.
No dia seguinte, ao acordar, ele encontra sua residência completamente mobiliada e toma um susto ao saber que Alice está grávida de 21 semanas. Isso se dá porque Dante acordou exatamente um ano depois e está vivendo a data do seu aniversário de 41 anos.
Feitiço do tempo
O filme é uma nova versão de Long Story Short, produção australiana de 2021, trocando apenas a data do casamento do protagonista por seu aniversário. A ideia de ficar preso em uma data específica também lembra de outras comédias como Feitiço do Tempo, Palm Springs e até a produção brasileira Tudo Bem no Natal Que Vem.
Mas, em Já Era Hora, a grande graça está no fato de que toda vez que Dante dorme, ele acorda no seu aniversário seguinte. Nessa toada, o personagem acaba perdendo o nascimento de sua filha e percebe sua relação com Alice deixando de ser amorosa rapidamente.
Momentos cômicos vão surgindo no desenrolar do filme, como quando ele descobre que o nome de sua filha é Galadriel, assim como a personagem de O Senhor dos Anéis. O drama também se faz presente, levando Dante a questionar sua relação com a família e o trabalho.
O longa-metragem pode não parecer muito original para quem já assistiu a algum dos títulos citados acima, porém é garantia de entretenimento honesto, carregado de boas piadas e uma mensagem positiva: saiba valorizar o tempo com sua família, o bem mais importante que alguém pode ter na vida.