A americana Naomi Parker Fraley, identificada por pesquisadores como sendo a inspiração para a personagem Rosie the Riveter (Rosie, a rebitadeira), morreu no sábado (20), em Longview, no Estado americano de Washington, aos 96 anos. A informação é do "New York Times".
Rosie virou ícone das mulheres trabalhadoras durante a Segunda Guerra Mundial e estampou o famoso cartaz com os dizeres "We Can Do It!", de J. Howard Miller. Hoje, ela é considerada um ícone do empoderamento feminino.
Ao longo do tempo, diversas mulheres foram identificadas como possíveis modelos para Rosie, mas um pesquisador da Universidade de Seton Hall identificou Fraley como sendo a verdadeira.
James J. Kingle publicou sua descoberta no jornal "Rhetoric & Public Affairs", afirmando que uma fotografia de Fraley havia sido a base para o conhecido pôster.
Fraley nasceu em Tulsa, no Estado americano de Oklahoma. Depois do ataque japonês a Pearl Harbor, ela passou a trabalhar na base naval de Alameda, na Califórnia, entre as mulheres pioneiras no trabalho de guerra.