Morreu neste sábado (12) o comediante Ary Toledo, aos 87 anos, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. A informação foi confirmada pela família através do perfil oficial do humorista no Instagram.
"Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta Mestre", diz a postagem no Instagram.
Ary já vinha com problemas de saúde, chegando a ser internado neste ano por conta de uma pneumonia. O comediante também já utilizava cadeira de rodas.
O velório de Ary acontece neste sábado a partir das 14h, no Ossel Memorial, em São Caetano. A cerimônia de despedida será às 19h. Na sequência, ele será cremado.
Ary Christoni de Toledo nasceu em Martinópolis, mas foi criado na cidade de Ourinhos, ambas no estado de São Paulo. Aos 22 anos, mudou-se para São Paulo, quando começou como ator no Teatro de Arena.
Cinco anos depois, ingressou na carreira humorística, onde foi referência. Cantor de estilo satírico, passou a apresentar shows, em que conta inúmeras anedotas sobre o cotidiano.
Conhecido pela irreverência, fez muito sucesso no rádio e na TV, acumulando passagens pela TV Tupi, Record e SBT. Além do trabalho como humorista, Ary também era cantor, chegou a gravar alguns discos, e escreveu livros de piadas.
Em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou condolências à família. "Humorista, cantor, músico, compositor, teatrólogo, ator e dublador. O comediante paulista Ary Toledo exerceu inúmeras atividades culturais. Em comum entre elas, o talento e a disposição para fazer o povo brasileiro sorrir", disse o chefe do Executivo brasileiro.
O mandatário também lembrou a prisão do comediante durante o regime militar. "Uma característica, aliás, que o levou a ser preso pela ditadura militar após a piada "Quem não tem cão, caça com gato. Quem não tem gato, caça com ato", em relação ao Ato Institucional número 5, que instituiu o regime", acrescentou.