Jane Birkin ao lado de Serge Gainsbourg, parceiro em seu maior sucesso musical| Foto: Reprodução YouTube
Ouça este conteúdo

A cantora e atriz britânica Jane Birkin morreu, aos 76 anos, em Paris, depois de ter passado quase toda a carreira artística na França e afastada dos holofotes nos últimos tempos devido a problemas de saúde. O canal BFMTV, citando fontes próximas à artista, informou neste domingo (16) que ela foi encontrada morta em sua casa na capital francesa.

CARREGANDO :)

Nascida em Londres, em 14 de dezembro de 1946, Jane Birkin era filha de um militar e de uma famosa atriz inglesa, Judy Campbell, o que a colocou em contato direto com o cinema desde a infância. Seus primeiros papéis foram em dois filmes premiados no Festival de Cannes, A Bossa da Conquista (1965), de Richard Lester, e, sobretudo, Blow-Up - Depois Daquele Beijo (1967), de Michelangelo Antonioni.

Com esta experiência, em 1968, decidiu se mudar para a França, onde conheceu o cantor e compositor Serge Gainsbourg (1928-1991), com quem viveu uma história de amor que resultou em alguns títulos sensacionais e escandalosos, como um dueto que marcou a história da canção francesa e foi hit mundial: Je t'aime... Moi non plus, em 1969.

Publicidade

Embora o casal Birkin e Gainsbourg tenha se separado em 1980, o compositor e cantor escreveu para ela um dos seus álbuns mais prestigiados três anos depois, Baby Alone in Babylone, que rendeu a ela um disco de ouro, algo que voltou a conseguir com Arabesque, em 2002.

No Brasil, a cantora se apresentou em algumas oportunidades e chegou a ser entrevistada por Jô Soares em seu talk show. O show mais emblemático foi ao lado da Orquestra Imperial e de Caetano Veloso cantando repertório de Gainsbourg, em 2009, no SESC Pinheiros (SP). Jane gravou O Leãozinho, de Caetano Veloso, em dueto com o baiano, em 2004.

Os problemas de saúde a obrigaram a interromper temporariamente a sua carreira em 2012 devido a uma pericardite aguda. Em dezembro do ano seguinte, perdeu a sua filha mais velha, Kate. Em 2017, a própria artista comunicou que estava tratando de uma leucemia.