O fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, morreu aos 85 anos, na noite da segunda-feira (12), em sua residência em Cachoeira Paulista (SP). A causa da morte do sacerdote foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. Ele estava em tratamento de um mieloma múltiplo desde maio do ano passado. O velório de monsenhor Jonas ocorre na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, da madrugada de terça-feira (13) até a quinta-feira (15).
Natural de Elias Fausto, no interior de São Paulo, o sacerdote foi ordenado em 1964. Ele se destacou na ação evangelizadora da Igreja Católica na América Latina, utilizando os meios de comunicação social e realizando grandes eventos.
Monsenhor Jonas se dedicou a um apostolado com a juventude, promovendo retiros e encontros para jovens. Em 1971 ingressou na Renovação Carismática Católica (RCC), e em 2 de fevereiro de 1978 fundou a Comunidade Canção Nova, em Lorena (SP). Dois anos depois, inaugurou a Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista, e em 1989, a TV Canção Nova.
História
Filho de Sérgio Abib, de ascendência sírio-libanesa, e de Josepha Pacheco Abib, de ascendência italiana, Jonas Abib nasceu em 21 de dezembro de 1936. Aos 12 anos, iniciou os estudos na Congregação Salesiana, em Lavrinhas (SP). Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia, em Lorena, e Teologia no Instituto Teológico Salesiano Pio XI, em São Paulo. Seu lema sacerdotal era “Feito tudo para todos”.
Em outubro de 2007, recebeu do Vaticano o título de Monsenhor, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo católico.
Pregador, músico e escritor, monsenhor Jonas foi vice-presidente da Diretoria Executiva da Fraternidade Católica Internacional, órgão ligado ao Pontifício Conselho para Leigos da Santa Sé, em Roma, e um dos membros do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCC).
Ele gravou seu primeiro LP na década de 1970. E, aos 70 anos, gravou o DVD “Como é linda a nossa família”, em um show no teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), lançado em fevereiro de 2008, em comemoração aos 30 anos da Canção Nova.
Em 2010, a comunidade fundada pelo sacerdote foi admitida oficialmente na Família Salesiana, com aprovação do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma. O Reconhecimento Pontifício Definitivo da Canção Nova aconteceu em 29 de junho de 2014, dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo.
Monsenhor Jonas Abib era Doutor Honoris Causa em Comunicação Pastoral, título outorgado pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano, em 2017.
Sistema Canção Nova
A Comunidade Canção Nova mantém o Sistema Canção Nova de Telecomunicação, composto por rádio, TV e Internet e editora, que oferece programação católica 24 horas por dia. Além disso, o centro de evangelização em Cachoeira Paulista conta com um rincão e com o Santuário Pai das Misericórdias, onde milhares de pessoas se reúnem para retiros e acampamentos com foco na espiritualidade.
Além das casas de missão espalhadas pelo Brasil, a Canção Nova conta com frentes de missão no exterior, em países como França, Itália, Israel, Portugal, Paraguai e Estados Unidos.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião