Ouça este conteúdo
Morreu nesta quinta-feira (3), o apresentador e locutor Cid Moreira, aos 97 anos. Ele estava internado em um hospital, tratando de uma pneumonia há algumas semanas. O jornalista ficou famoso por apresentar o Jornal Nacional a partir de 1969, quando o programa foi ao ar na TV Globo pela primeira vez.
Segundo a Memória Globo, empresa dedicada ao acervo da emissora, Moreira apresentou o JN por cerca de 8 mil vezes. Ele ficou na apresentação do programa até 1996.
Nascido em Taubaté (SP), o jornalista iniciou sua carreira na rádio, em 1944. Ele teve passagens pelas rádios Difusora de Taubaté, Bandeirantes, Propago Publicidade e Mayrink Veiga. Depois, foi para a televisão, apresentando programas da TV Rio, como Além da Imaginação, Noite de Gala e Jornal de Vanguarda.
Além de comandar o JN, Moreira também ficou famoso por gravar na íntegra uma narração da Bíblia. Ele trabalhou no projeto por mais de seis anos, vendendo mais que 33 milhões de cópias dos CDs bíblicos.
Em 2010, lançou a biografia Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil, que foi escrita por sua esposa, Fátima Sampaio Moreira.
A causa da morte foi uma insuficiência renal crônica.