Milton Gonçalves como Orlando no especial de Natal de 2019 da Globo| Foto: TV Globo/Estevam Avellar
Ouça este conteúdo

Ícone da teledramaturgia brasileira, o ator e diretor Milton Gonçalves, de 88 anos, morreu nesta segunda-feira (30), no Rio de Janeiro. Segundo a família, ele faleceu por problemas de saúde decorrentes de um AVC sofrido em 2020, quando o ator chegou a ficar três meses internado, respirando com ajuda de aparelhos.

CARREGANDO :)

Natural de Monte Santo, emm Minas Gerais, Milton se mudou para São Paulo ainda criança, onde fez teatro infantil. Sua estreia aconteceu em 1957, na peça "Ratos e Homens", aos 24 anos. Antes de chegar aos palcos, o ator trabalhou como aprendiz de alfaiate e sapateiro.

Gonçalves chegou à TV Globo nos anos 1960, e atuou em mais de 40 novelas da emissora, com destaque para seus papéis em "Irmãos Coragem" (1970), "A Grande Família" (1972) e "Escrava Isaura" (1976). Foi também o primeiro brasileiro a apresentar o Emmy Internacional, além de ter sido indicado ao prêmio por sua atuação na segunda versão da novela "Sinhá Moça", em 2006, na qual interpretou o Pai José. Sua última participação na TV foi na produção "O Tempo Não Para", em 2018, quando viveu o catador de recicláveis Eliseu.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]