O cantor americano Jimmy Buffett, autor da popular canção Margaritaville, morreu na sexta-feira (1), aos 76 anos, informou a família do artista e empresário por meio do seu site. “Jimmy faleceu pacificamente na noite de 1º de setembro, cercado por sua família, amigos, música e cachorros”, diz um breve post neste sábado na internet, que não detalha os motivos de sua morte.
“Ele viveu sua vida como uma canção até ao último suspiro e muitos sentirão a sua falta sem medida”, acrescenta a mensagem, que é acompanhada por uma fotografia do cantor navegando a bordo de um barco, uma das grandes paixões da sua vida.
Em 1977, ele lançou a música Margaritaville, título inspirado na popular bebida mexicana e que ocupou as primeiras posições nas paradas da época. Esta canção fez dele um dos homens mais ricos da indústria musical americana. Em 2016, aponta a revista Variety, seu patrimônio pessoal foi estimado em US$ 500 milhões. Segundo a Forbes, esta canção “tornou-se uma marca de estilo de vida global”, com os seus toques country e tropical.
Com a marca Margaritaville, Buffett comercializava roupas e calçados, lojas de varejo, restaurantes, destinos turísticos, salas de jogos, restaurantes e até uma linha de cervejas. Além de viver da música e de seus numerosos negócios, Buffett publicou vários romances e um livro de memórias que também se tornaram best-sellers.
Embora apenas Margaritaville tenha emplacado em paradas de sucesso, Buffett passou meio século nos palcos e fazia turnês anuais com sua Coral Reefer Band. Em 2018, ele participou de uma turnê nacional com a banda Eagles. A Pirate Looks at Forty e Cheeseburger in Paradise são outras canções marcantes de sua carreira.
Deixe sua opinião