Sidney Poitier recebe Medalha Presidencial da Liberdade do presidente americano Barack Obama, agosto de 2009. Primeiro negro a vencer Oscar de melhor ator, Poitier faleceu aos 94 anos| Foto: EFE/MATTHEW CAVANAUGH
Ouça este conteúdo

Sidney Poitier, astro da era de ouro do cinema americano que abriu caminho para atores negros nos Estados Unidos, morreu nesta sexta-feira, aos 94 anos de idade.

CARREGANDO :)

A morte foi confirmada à imprensa pelo diretor-geral do Ministério de Relações Exteriores das Bahamas, Eugene Torchon-Newry. Ainda não foram divulgados outros detalhes sobre a morte do ator.

Cidadão bahamense-americano, Poitier foi o primeiro negro a vencer um Oscar de melhor ator, por sua atuação em "Uma Voz nas Sombras", de 1963. Neste filme, ele interpreta um trabalhador que ajuda um grupo de freiras brancas a construir uma capela.

Publicidade

Ele também é conhecido por seus papéis em "Adivinhe Quem Vem para Jantar", "Ao Mestre, com Carinho", e "No Calor da Noite".

Poitier ajudou a mudar a tradição de Hollywood na época de conceder a negros apenas papéis caricatos ou limitados a partes que podiam ser cortadas dos filmes quando fossem exibidos em determinadas regiões do país segregado.

Além de seu trabalho no cinema, Poitier foi um ativista pelos direitos civis, e recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, do então presidente Barack Obama, em 2009, por sua atuação na causa.