A força do IRA (Exército Republicano Irlandês) na década de 1970 foi implacável. Baseada na história oral de muitos protagonistas e na monumental investigação do jornalista Patrick Radden Keefe, a minissérie Não Diga Nada, do Disney+, reúne alguns dos episódios mais chocantes do conflito conhecido como The Troubles. Apesar da sua dureza, o produto é magnífico: fala abertamente do absurdo da violência e da magnitude dos danos, tanto em suas vítimas como em seus aos algozes.
A quantidade de informação contida no trabalho de Keefe é sabiamente articulada por meio dos principais protagonistas. O seriado destaca a história de Jean McConville, uma irlandesa, mãe de dez filhos, que desapareceu em 1972, presumivelmente assassinada pelo IRA. Focar em uma das vítimas, de maneira a também apresentar os principais integrantes da brigada de Belfast, é um grande trunfo tanto do escritor quanto do roteirista e criador da série, Joshua Zetumer (Robocop, O Dia do Atentado). Isso evita uma possível romantização do terrorismo e dos seus protagonistas, ao mesmo tempo em que demonstra que a verdade é a única forma de reparação e justiça.
As irmãs Price – Dolores e Marian – lideram o relato, junto com Brendan Hughes e Gerry Adams, que são os líderes da brigada terrorista. Todos eles foram autores intelectuais e materiais de numerosos atentados, como os da Sexta-feira Sangrenta ou o ataque com bombas em Londres, em 1972. A série apresenta a interessante evolução de cada um desses personagens, retratando sem moralismo a irracionalidade da ideologia, juntamente com outras realidades, da traição à culpa. São indivíduos muito complexos e muito bem interpretados pelos atores. A série tem o ritmo acelerado do livro, um autêntico thriller histórico, que também funciona para desmistificar algumas das versões que foram dadas em torno do Sinn Féin, o partido irlandês que defendeu a causa política do IRA.
A violência está muito presente, mas a encenação é elegante e evita excessos. Em suma, essa série é provavelmente um dos melhores relatos da história irlandesa no audiovisual, contribuindo – com a sua reflexão sobre o país e a excelente ambientação – para que o espectador conheça e compreenda o alcance de acontecimentos muito próximos do nosso tempo.
© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- Não Diga Nada
- 2024
- Nove episódios
- Indicado para maiores de 16 anos
- Disponível no Disney+
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil