Stanley Kubrick nasceu no Bronx, em Nova Iorque, no dia 26 de julho de 1928. Filho de pais judeus foi iniciado no xadrez e no mundo da fotografia na adolescência. Aos 13 anos, ganhou de aniversário do pai sua primeira máquina fotográfica e quatro anos depois era contratado pela revista Look como fotógrafo profissional.
Desenvolveu sua paixão por cinema em 1949. O primeiro documentário veio no ano seguionte: "Day of the Fight”, um filme de 35mm, com duração de 16 minutos sobre o pugilista Walter Cartier. Vários documentários foram rodados a seguir, quando iniciou em 1953 o seu primeiro longa-metragem: "Fear and Desire". Mas foi a partir de "Glória feita de Sangue" (1957), um filme anti-belicista ambientado na I Guerra Mundial, com Kirk Douglas no elenco, é que o talento de Kubrick começou a ser reconhecido. O sucesso de bilheteria e crítica foi em 1960, quando substituiu o diretor Anthony Mann em "Spartacus".
A fim de evitar o controle dos estúdios norte-americanos muda-se em 1962 para a Inglaterra para filmar o polêmico "Lolita" e lá permanece até o fim da sua vida. Quatro anos mais tarde dirigiu "Dr. Fantástico", mas foi com o trabalho seguinte, "2001: Uma Odisséia no Espaço", em 1968, que Kubrick se consagrou, tornando-se o maior e mais imaginativo criador do cinema contemporâneo. O filme é um clássico e é considerado por muitos o melhor de todos os tempos.
"Laranja Mecânica", realizado na seqüência (1971) coroou definitivamente seu sucesso. Em 1975, dirigiu "Barry Lyndon"; cinco anos depois, "O Iluminado" (1980), uma obra prima do cinema de terror; e em 1987, "Nascido para Matar", outro êxito crítico e comercial.
O cineasta morreu em Londres, no dia 7 de março de 1999, deixando pronto "De Olhos Bem Fechados", com Tom Cruise e Nicole Kidman.