Elenco de Sense 8: apesar do barulho, série foi cancelada após segunda temporada| Foto: Murray Close / Netflix/Divulgação

Algumas séries foram canceladas recentemente: "Underground", da WGN, "Sense 8" e "The Get Down", da Netflix, e ainda algumas séries de redes de televisão, como "American Crime". Isso me fez pensar que, caso o pico da TV bolha exploda, programas com personagens de outras etnias podem sentir a queda. 

CARREGANDO :)

Eu não estou sozinha ao me perguntar sobre a existência de uma bolha, sobre a qual Todd VanDerWerff escreveu para a Vox, ou a possibilidade de um impacto desproporcional, como Maureen Ryan abordou a questão na Variety. E, enquanto tentava articular alguns pensamentos sobre o assunto, percebi que achava difícil predizer o que vai acontecer, em parte porque é cada vez mais difícil saber o que faz um programa ter sucesso - e o que pode salvá-lo. 

Era uma vez um tempo nem que essas seriam questões simples. Elas eram respondidas pelos testes de audiência de Nielsen. 

Publicidade

Mas não é mais o caso. Como escreveu VanDerWerff, algumas empresas acreditam que, "porque a audiência pode ser distribuída por longos períodos de tempo, não importa que a estreia de Twin Peaks tenha somente 500 mil visualizações ao vivo. O que importa é que as inscrições no canal estão altas porque as pessoas querem assistir as séries. Então, se você quer assistir Twin Peaks e está disposto a pagar por isso, quem se importa se você quer fazer isso num domingo de manhã?". 

Isso é verdade especialmente para programas feitos por estúdios e transmitidos por redes que são partes de uma mesma companhia. É o caso de "Twin Peaks", mas não de "Underground". E não fica claro para mim quais serão as fontes de de receita de um programa como "Twin Peaks" no próximo ano. 

Será que o Netflix vai querer os direitos de transmissão da série, já que eles já têm as duas primeiras temporadas? Será que o Showtime vai querer vender os direitos de exibição de "Twin Peaks", ou deixar que outra empresa os tenha faz com que seja mais difícil vender assinaturas de seu próprio serviço de streaming? E até que ponto redes diferentes que pertencem a uma mesma empresa precisam vender serviços conjuntos de streaming para fazer com que os consumidores paguem, como Noel Murrey sugeriu recentemente? 

Apesar dessas complexidades, podemos dizer que a nova métrica é o número de assinaturas, o que só dá conta do sucesso de programas exibidos por canais de TV a cabo ou serviços de streaming como Netflix, Hulu e Amazon Prime. Empresas como a Showtime podem liberar essa informação. 

Mas outras, como o Netflix, se mantém mudas sobre informações de audiência como motivo de inscrição e programas mais vistos, ainda que tenham vários dados sobre esses comportamentos. Quando "Sense 8" foi cancelada, minha impressão foi que os espectadores ficaram surpresos – e por que não estariam? O programa inspirou uma conversa online vigorosa mas, na ausência de números, pode ser que todos que amavam a série participassem dessas conversas. É possível que o que parecesse um iceberg fosse na verdade um cubo de gelo, boiando num copo de drink. 

Publicidade

E existem métricas além de números. No fim de maio, Nielsen lançou algumas descobertas que sugeriram que espectadores são mais engajados com programas de televisão que protagonizam personagens americanos asiáticos. Isso significa que a audiência tem uma probabilidade maior de lembrar o que acontece com eles nos programas e, portanto, teriam mais chances de aparecer em comerciais exibidos nos intervalos desses programas. 

Get Down: mais uma vítima dos cortes da Netflix 

O que introduz uma intrigante fórmula em potencial para redes de TV: se você deve escolher entre um programa com classificação mais elevada que não tenha um ator asiático e um programa não tão bem classificado com um ator asiático, qual deles vale mais? 

Eu realmente não sei como responder essas perguntas e, exceto quando falamos de uma empresa excepcionalmente transparente como a FX, não sei como engrenagens como elogios de crítica, prêmios e prestígio funcionam quando são jogados nas máquinas de decisão das grandes empresas. Eu acho que eles mesmos ainda estão descobrindo enquanto a televisão se adapta a um novo modelo de negócios. 

Eu gostaria de poder dizer como salvar seu programa favorito. Eu gostaria de poder te dizer se ele vai sobreviver.

Publicidade