O professor aposentado de literatura da USP e escritor Massaud Moisés morreu nesta quarta-feira (11) em decorrência de um acidente vascular cerebral, aos 90 anos. A notícia foi confirmada, em nota, pela APL (Academia Paulista de Letras), da qual o intelectual era membro.
Com suas obras, como "A Análise Literária", "A Criação Literária" e "História da Literatura Brasileira", em cinco volumes, o intelectual foi o responsável pela formação de gerações de alunos de letras e críticos literários em todo o Brasil. No primeiro livro, por exemplo, o professor ensinava o passo a passo, como em um manual, para se analisar uma obra de ficção.
"Estamos muito tristes. A APL perde um grande nome, que certamente estará imortalizado por sua obra por toda a eternidade. Todas as homenagens são poucas", disse o presidente da APL, Gabriel Chalita.
Massaud Moisés também teve um papel importante nos estudos da literatura lusitana no Brasil. Ele assumiu a cadeira de literatura portuguesa na USP em 1954, depois de dois anos como professor assistente e deu aula por 40 anos, até se aposentar.
Ele ainda foi professor visitante de universidades nos Estados Unidos, como as de Wisconsin, Texas e Califórnia, entre outras.
Sua obra passa pelas literaturas brasileira e portuguesa, bem como pela teoria literária. Publicou ainda "Literatura - Mundo e Forma", "A Literatura Portuguesa" e o "Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira", entre outros livros.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião