Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novidade da Netflix

Série “Banco Central sob Ataque” é uma “La Casa de Papel” ambientada nos anos 80

A série da Netflix é baseada em fatos que aconteceram na Espanha
A série da Netflix é baseada em fatos que aconteceram na Espanha em 1981 (Foto: Divulgação Netflix)

Ouça este conteúdo

Apenas três meses após o fracassado golpe de Estado de 23 de fevereiro de 1981, o Banco Central de Barcelona é atacado por onze homens encapuzados que exigem a libertação do coronel Tejero e de três outros responsáveis ​​pela revolta militar. Essa premissa sensacional não é uma invenção do roteirista Patxi Amezcua (O Entregador, Sétimo), mas, sim, aconteceu na realidade, e foi transferida para as telonas em 1983 no tedioso e equivocado Assalto ao Banco Central, dirigido por Santiago Lapeira.

O diretor catalão Daniel Calparsoro, especialista em filmes de ação rápidos e bem eficazes, ainda que dramaticamente planos (O Refém: Atentado em Madri, Até o Céu: A Série, Cem Anos de Perdão), aproveita a oportunidade perdida para reconstruir um grande relato, ancorado em um momento histórico vulcânico, na série Banco Central sob Ataque, recém-lançada pela Netflix. Os múltiplos personagens que se cruzam na trama têm um carisma potencializado por um elenco sensacional de várias gerações da dramaturgia espanhola, em que os jovens Miguel Herrán, María Pedraza e Juan José Ballesta se combinam com veteranos como Roberto Álamo, Hovik Keuchkerian e Tito Valverde.

Banco Central sob Ataque passaria como uma réplica oitentista de La Casa de Papel. Ainda assim, a série tem nuances, personalidade e um bom ritmo. Perfeitamente dividida em cinco episódios, a trama complexa é contada com clareza e profundidade, permitindo ao espectador mergulhar nos esgotos de uma Espanha turbulenta.

A seleção musical completa o espetáculo com músicas que retratam toda uma época do pop espanhol, como Súper Supermán, de Miguel Bosé, Rumore, de Raffaella Carrà, Aquellas Pequeñas Cosas, de Joan Manuel Serrat, e No Dudaría, de Antonio Flores. Em cada uma das letras dessas canções há uma segunda leitura ligada às inúmeras reviravoltas da trama. Essa produção soma-se à boa colheita de ficções espanholas de 2024.

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

  • Banco Central sob Ataque
  • 2024
  • Cinco episódios
  • Indicado para maiores de 16 anos
  • Disponível na Netflix

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.