Bilionário americano Robert Durst, acusado pela morte da mulher e mais duas pessoas, é o alvo da série “The Jinx”.| Foto: Divulgação/Max
Ouça este conteúdo

Em 2010, o documentarista Andrew Jarecki (indicado ao Oscar por Na Captura dos Friedmans) dirigiu seu primeiro e único filme ficcional, embora baseado numa história real. Entre Segredos e Mentiras recebeu melhores críticas do que resposta do público nas bilheterias, apesar de contar com Ryan Gosling, Kirsten Dunst e Frank Langella no elenco. 

CARREGANDO :)

No entanto, uma curiosidade mudaria a vida do diretor a partir desse filme. O protagonista real da história entrou em contato diretamente com ele, pois achava que ninguém havia retratado sua vida com tanta precisão. Esse homem era Robert Durst, um bilionário que tinha suspeitas pelo desaparecimento de duas mulheres muito próximas a ele e que estava disposto a esclarecer a verdade em uma longa entrevista com o diretor. 

Assim nasceu a primeira temporada de The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst em 2015, que causou um verdadeiro furor e que agora é concluída com as últimas revelações das investigações sobre os crimes e o julgamento definitivo de Durst em sua segunda temporada, recém-chegada à Max.

Publicidade

A série documental tem o privilégio de ser exemplar como jornalismo investigativo. O diretor, que também é o roteirista, realiza um trabalho notável por sua clareza e profundidade em um caso extremamente complexo que se estendeu por 40 anos e que envolveu dezenas de depoimentos.

O roteiro é meticuloso no tratamento da informação, mas sempre prioriza a análise e o desenvolvimento do retrato psicológico dos personagens, em vez do detalhamento dos crimes, apresentados de maneira sintética e elíptica. Este enfoque dinamiza o ritmo da trama, focando nos surpreendentes desdobramentos motivados por revelações inéditas e reduzindo a sobrecarga de outras produções similares, que acabam focando apenas em uma enumeração interminável de análises de DNA e microfibras.

Andrew Jarecki consegue assim criar um retrato incisivo, porém heterogêneo e verossímil das elites de Nova York, com todas as suas camadas de influência social, manipulação individual e poder midiático, frequentemente acompanhadas pelo veneno da amargura e da solidão mais corrosiva.

Em suma, a série The Jinx é uma abordagem ao mal que não mitifica o criminoso; antes, revela seu rosto mais obscuro, verdadeiro e sinistro.

© 2024 Aceprensa Publicado com permissão. Original em espanhol.

Publicidade