Ouça este conteúdo
Controle dos poderes políticos, limitação da liberdade de expressão e confisco de bens. Essas atitudes podem parecer coisas que só foram realizadas por líderes históricos como Joseph Stalin ou Vladimir Lênin, porém estão muito mais próximas de nossa realidade. Na Nicarágua dos dias atuais, o ditador Daniel Ortega realiza tais atos e se posiciona como um verdadeiro ditador moderno. E ele, infelizmente, não é um caso isolado no mundo. Mas como um tirano pode ser identificado antes que se torne um problema como o nicaraguense e tantos outros?
Lançada pela Netflix, em 2021, a série documental Como se Tornar um Tirano responde a essa questão esmiuçando os atos de nomes como Stalin, Adolf Hitler, Idi Amin, Saddam Hussein e demais ditadores que marcaram a história com suas atrocidades.
Ao longo de seis episódios, a produção pontua seis “tarefas” que podem ajudar alguém a se tornar um tirano: tome o poder, acabe com os rivais, reine pelo terror, controle a verdade, crie uma nova sociedade e governe para sempre. Todos os passos são narrados por Peter Dinklage, o Tyrion Lannister de Game of Thrones, e abrilhantados com montagens que misturam material histórico e desenhos animados para representar os momentos decisivos dos personagens da série.
Marketeiros de primeira
Mesmo em episódios curtos, com cerca de 30 minutos de duração, Como se Tornar um Tirano consegue ir além dos pontos citados acima e detalha similaridades na trajetória de ascensão dos grandes ditadores. Um dos pontos mais curiosos, levantados logo no primeiro capítulo, é como Hitler e outros atuavam como verdadeiros publicitários.
O culto à personalidade, um dos pilares em locais em que a democracia ruiu, só é capaz de existir se a figura que encabeça o movimento souber criar uma imagem forte. Uniformes, discursos frenéticos e até anúncios em veículos de comunicação ajudam na construção deste tipo de figura.
Ortega conseguiu triunfar na Nicarágua justamente por saber reposicionar sua marca. Antes um guerrilheiro comunista, o ditador decidiu encarnar um cristão fervoroso para se aproximar dos católicos do país e ganhar votos. Agora ele já realiza atos como confiscar os bens da Cruz Vermelha e limitar a imprensa.
Como se Tornar um Tirano pode não ser um lançamento, mas continua atual dois anos depois. Assistir ou reassistir a essa produção pode deixar os espectadores mais atentos para algum indício de tirania no ar de seus países.