Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Somos os que Tiveram Sorte

Série revela história de família polonesa que conseguiu escapar do Holocausto 

"Somos os que Tiveram Sorte" aborda drama de família judia na Segunda Guerra
"Somos os que Tiveram Sorte" aborda drama de família judia na Segunda Guerra Mundial (Foto: Disney+/Divulgação)

Ouça este conteúdo

Os Kurc foram uma das inúmeras famílias judias que sofreram na carne o estourar da Segunda Guerra Mundial na Polônia, com as perseguições nazistas e soviéticas. Disponível no Disney+, a minissérie Somos os que Tiveram Sorte adapta em oito episódios o livro homônimo da escritora Georgia Hunter, descendente de Addy, um dos filhos dessa família judia, que escapou do Holocausto. 

Essa é uma série muito plural, que sabe entrecruzar as histórias de personagens que são apresentados e aprofundados aos poucos. Desta forma, o extermínio dos judeus, tão retratado no cinema e em séries, adquire um tom intimista e testemunhal que surpreende e emociona pelo caráter tão pessoal que possui, sendo capaz de envolver o espectador. 

Essa escolha, assim como as experiências assombrosas dos personagens, faz com que a narrativa adquira um ritmo ágil à medida que os capítulos avançam. Além disso, a série levanta múltiplas questões morais e humanas, também mostrando momentos de felicidade e sucesso, que tornam a crueza da história mais suportável. Por outro lado, a experiência da guerra expande-se para outros territórios, como as possessões francesas na África ou mesmo na América, oferecendo assim uma interessante visão global das consequências do conflito.

Somos os que Tiveram Sorte é dirigida por Thomas Kail, diretor e criador do famoso musical da Broadway Hamilton, e Amit Gupta (His Dark Materials). Conta com uma produção criteriosa e uma trilha sonora esplêndida da veterana Rachel Portman (Não Me Abandone JamaisLendas da Vida). Graças à colaboração direta de Georgia Hunter, objetos reais e fotografias da família aparecem na série. 

Talvez o único elemento questionável, dentro de toda a elegância que a série tem (até mesmo em retratar a violência do Holocausto), seja o tom desnecessariamente sensual de algumas sequências. O nível de atuação de todo o elenco é contido e correto, mas, no caso da jovem Joey King (The Act, Trem-Bala), é simplesmente excelente. Sua interpretação da idealista e enérgica Halina Kurc faz com que a série adquira a profundidade e as nuances que faltam em alguns personagens secundários, retratados de forma mais superficial e convencional. 

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.   

  • Somos os que Tiveram Sorte 
  • 2024 
  • Oito episódios 
  • Indicado para maiores de 16 anos 
  • Disponível no Disney+

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.