“Somos os que Tiveram Sorte” aborda drama de família judia na Segunda Guerra Mundial| Foto: Disney+/Divulgação
Ouça este conteúdo

Os Kurc foram uma das inúmeras famílias judias que sofreram na carne o estourar da Segunda Guerra Mundial na Polônia, com as perseguições nazistas e soviéticas. Disponível no Disney+, a minissérie Somos os que Tiveram Sorte adapta em oito episódios o livro homônimo da escritora Georgia Hunter, descendente de Addy, um dos filhos dessa família judia, que escapou do Holocausto. 

CARREGANDO :)

Essa é uma série muito plural, que sabe entrecruzar as histórias de personagens que são apresentados e aprofundados aos poucos. Desta forma, o extermínio dos judeus, tão retratado no cinema e em séries, adquire um tom intimista e testemunhal que surpreende e emociona pelo caráter tão pessoal que possui, sendo capaz de envolver o espectador. 

Essa escolha, assim como as experiências assombrosas dos personagens, faz com que a narrativa adquira um ritmo ágil à medida que os capítulos avançam. Além disso, a série levanta múltiplas questões morais e humanas, também mostrando momentos de felicidade e sucesso, que tornam a crueza da história mais suportável. Por outro lado, a experiência da guerra expande-se para outros territórios, como as possessões francesas na África ou mesmo na América, oferecendo assim uma interessante visão global das consequências do conflito.

Publicidade

Somos os que Tiveram Sorte é dirigida por Thomas Kail, diretor e criador do famoso musical da Broadway Hamilton, e Amit Gupta (His Dark Materials). Conta com uma produção criteriosa e uma trilha sonora esplêndida da veterana Rachel Portman (Não Me Abandone JamaisLendas da Vida). Graças à colaboração direta de Georgia Hunter, objetos reais e fotografias da família aparecem na série. 

Talvez o único elemento questionável, dentro de toda a elegância que a série tem (até mesmo em retratar a violência do Holocausto), seja o tom desnecessariamente sensual de algumas sequências. O nível de atuação de todo o elenco é contido e correto, mas, no caso da jovem Joey King (The Act, Trem-Bala), é simplesmente excelente. Sua interpretação da idealista e enérgica Halina Kurc faz com que a série adquira a profundidade e as nuances que faltam em alguns personagens secundários, retratados de forma mais superficial e convencional. 

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.   

  • Somos os que Tiveram Sorte 
  • 2024 
  • Oito episódios 
  • Indicado para maiores de 16 anos 
  • Disponível no Disney+
Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]