Ouça este conteúdo
Nesta Semana Santa, que marca a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, assistir a conteúdos relacionados ao tema pode ser uma boa pedida para reunir a família em frente à TV. Uma das melhores escolhas no momento é a série The Chosen, produção que conta a história de Cristo a partir dos relatos bíblicos de seus apóstolos.
Lançada em 2019, após um financiamento coletivo que levantou cerca de 10 milhões de dólares, a produção coleciona até o momento mais de 500 milhões de streams, segundo a produtora Angel. Disponível com legendas em 56 idiomas, incluindo o português, a série está totalmente gratuita no site da produtora ou em seu aplicativo próprio (em que doações a partir de 15 dólares podem ser feitas para contribuir com a sequência das gravações). Algumas temporadas também foram liberadas em plataformas como Globoplay e Netflix, que embarcaram no sucesso religioso.
Os criadores combinaram alguns locais e linhas do tempo para poder cobrir o máximo da história dentro das sete temporadas e os mais de 50 episódios planejados. Esse recurso não afeta a qualidade da produção nem sua fidelidade às escrituras. A mensagem “os espectadores são encorajados a ler os evangelhos” é exibida desde o primeiro episódio, indicando que os realizadores não almejam substituir o estudo da Bíblia com a série nem oferecer uma leitura diferente da já consagrada.
“Acho que The Chosen dá a oportunidade do público se aproximar de Jesus não apenas como Deus, mas também como homem. E não somente de seus discípulos, como de seus inimigos”, explicou Dallas Jenkins, o criador da série, em uma entrevista recente à Aceprensa — disponível para leitura aqui. “Mesmo que você não seja um crente, é possível valorizar a verdade histórica de Jesus, seus seguidores e seu tempo.”
Quarta temporada a caminho
No final de março, a Angel divulgou que iniciou a gravação da quarta temporada da série. Será a segunda gravada na cidade de Midlothian, no Texas. É lá que a equipe adquiriu uma propriedade de 364 hectares e construiu um estúdio com 2,7 mil metros quadrados, além de uma réplica de uma vila do primeiro século.
"Parece que você está em Cafarnaum, 2000 anos atrás", disse o ator Noah James, que interpreta o apóstolo André, em uma entrevista publicada este ano pelo Christian Headlines. "É inacreditável. Você sente que pode realmente voltar no tempo e viver aquela época de forma autêntica."
É justamente essa abordagem única no mercado do streaming, mantendo o respeito com o material original, que faz The Chosen ser uma produção imperdível para cristãos e também para quem deseja conhecer mais sobre a figura histórica de Jesus Cristo, além de seus apóstolos – os tais Escolhidos que dão nome à série.