Os veteranos da comédia Steve Martin e Martin Short e a superestrela millennial Selena Gomez compõem um grupo intergeracional improvisado de detetives, unidos por serem residentes do mítico edifício Arcadia, em Nova York, além do fato dos três personagens vividos por eles adorarem podcasts de mistério. Essa é a premissa de Only Murders in the Building, cujas duas primeiras temporadas estão disponíveis no Star+. Uma terceira deve ser lançada no meio do ano.
A combinação de humor e intriga desta série entrou na moda graças à filmes recentes, como Entre Facas e Segredos (2019), que ganhou continuação no ano passado, e Veja como Eles Correm (2022). Mas a referência inevitável neste caso é o magistral Um Misterioso Assassinato em Manhattan (1993), de Woody Allen, obra com a qual a trinca de investigadores excêntricos compartilha o tom amistoso e doidinho.
A narrativa tem ecos do classicismo britânico dos romances de Agatha Christie, com abundantes mudanças no roteiro, passagens e portas escondidas, animais domésticos enredados na trama e jogos de palavras. A história detetivesca, embora seja bem amarrada e desperte interesse, é uma desculpa para desenvolver personagens bastante peculiares. Por esse motivo, gostarão mais da série os fãs de sitcoms do que os verdadeiros apaixonados por suspenses.
Elegante e engenhoso
A aparição do politicamente correto na primeira temporada foi mais superficial do que na segunda, em que ficou mais presente. Entre os criadores da série está o comediante e ator Steve Martin, que também a protagoniza e demonstra seu melhor nível como roteirista, com um humor mais elegante e engenhoso do que em trabalhos mais populares de sua carreira, vide Roxanne (1987), Três Amigos! (1986) e A Pantera Cor-de-rosa (2006).
As duas primeiras temporadas da série obtiveram sucesso de público e indicações aos grandes prêmios da indústria televisiva, incluindo o prêmio Emmy de ator coadjuvante para Nathan Lane, que interpreta um dos personagens mais divertidos. Não por acaso, a Disney confirmou a terceira temporada, com adição de Meryl Streep no elenco estelar.
© 2023 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.