Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Filme da Apple TV+

“Tetris” revela como o jogo eletrônico desafiou o partido comunista soviético

Taron Egerton vive o empresário que levou o videogame da União Soviética para o mundo (Foto: Apple TV+/Divulgação)

Ouça este conteúdo

“O primeiro jogo a sair da Cortina de Ferro.” É assim que o famoso Tetris é definido em uma das cenas do longa-metragem de mesmo nome, fazendo uma referência à divisão do mundo entre Oriente e Ocidente durante a Guerra Fria. Lançado na Apple TV+, o filme é encabeçado por Taron Egerton, que vive Henk Rogers, empresário destemido que foi até a União Soviética para conseguir lançar o videogame da melhor forma possível para o mundo.

A história do roteiro, que é tão frenético quanto os blocos que caem durante uma partida do game, começa em 1988, quando Rogers jogou pela primeira vez uma demo do jogo e comprou os direitos de sua publicação no Japão, à época um mercado muito bem constituído para videogames. O executivo então deu um jeito de se reunir como presidente da Nintendo, Fusajiro Yamauchi, e fechou um acordo, sem saber que teria entraves legais com outra empresa que também estava de olho no Tetris e possuía a maioria das licenças.

Além da batalha entre os interessados no game, a película mostra como a União Soviética tentou minar o lançamento do jogo no exterior e no próprio país, onde Tetris já era um enorme sucesso e atrapalhava o rendimento de funcionários do governo. Nesse ponto, entram em cena personagens do partido comunista e espiões da KGB, o Comitê de Segurança do Estado, pressionando os empresários, e também Alexey Pajitnov, o criador do videojogo.

A produção da Apple ganha muito charme por sua estética que homenageia o mundo dos games. O filme é divido em partes, identificadas por animações que mostram diferentes fases de um jogo. Há também uma preocupação com a trilha sonora, apresentando hits oitentistas de grupos como Europe e Pet Shop Boys. Dessa maneira, o roteiro acaba ainda mais fortalecido pelo respeito com as fortes imagens e sons daquela década.

Para esquentar ainda mais o filme e homenagear produções dos anos 80 que mostravam o conflito entre Estados Unidos e URSS, alguns elementos são acrescentados à história. Dentre eles, uma perseguição de carro e uma agente secreta da KGB (que existiu, de fato, mas não enganou Rogers como é mostrado no filme). Apesar desses detalhes, a essência do que aconteceu na realidade não é perdido e tornam Tetris ainda mais forte – afinal, quem gostaria de ver somente brigas contratuais por quase duas horas?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.