Uma grande série sendo exibida em salas de cinemas? Esse é um acontecimento raro, mas é o que ocorrerá com The Chosen: Os Escolhidos. Sucesso mundial com 110 milhões de espectadores em 175 países, o seriado terá dois capítulos de sua terceira temporada apresentados em sessões dubladas em 45 cidades do Brasil a partir de 31 de agosto. (Clique aqui e confira nossa entrevista exclusiva com Dallas Jenkins, o criador da série).
A produção americana, que conta a trajetória de Jesus Cristo a partir da visão de seus apóstolos, tem no país a sua segunda maior base de fãs e, com o lançamento, isso deve crescer ainda mais. Em outras exibições do tipo, principalmente nos Estados Unidos, The Chosen conseguiu levantar mais de US$ 35 milhões nas bilheterias.
Para coroar o evento brasileiro, será realizada uma noite de “tapete vermelho” em São Paulo com a presença de Dallas Jenkins, criador e roteirista do seriado. Todo esse barulho serve para aquecer os fiéis que aguardam a estreia da quarta temporada, ainda em produção.
“Ficamos muito empolgados, pois a série é um fenômeno e transformá-la numa experiência de cinema é algo realmente incrível”, afirmou sobre José Octavio Freitas, diretor de programação da Cinemark, rede que fará a exibição dos capítulos, em nota à imprensa. “Vamos elevar a exibição que acontece na sala de casa para algo maior: na tela grande, com som potente, pipoca de cinema, e sem todas as distrações de outras telas e do ambiente que geralmente temos no dia a dia.”
Febre mundial
Como no mercado atual não existe outro produto tão bem realizado sobre a história de Jesus, era de se esperar todo esse sucesso de The Chosen. Antes mesmo de seu lançamento, quando seus criadores abriram uma campanha de vaquinha para financiar a produção, 16 mil pessoas de todo o mundo se juntaram e conseguiram doar cerca de US$10 milhões para a primeira temporada.
Desde então, a Angel Studios, produtora do seriado e distribuidora do filme arrasa-quarteirão Sound of Freedom, vem realizando campanhas do tipo para que os episódios possam ser distribuídos gratuitamente em seu aplicativo próprio para celulares e tevês – além de ter temporadas exibidas em plataformas como Netflix, Globoplay e Apple TV+.
“Acho que The Chosen dá a oportunidade do público se aproximar de Jesus não apenas como Deus, mas como homem. E não somente de seus discípulos, como de seus inimigos”, explicou Dallas Jenkins, o criador da série, em uma entrevista à Aceprensa no ano passado — disponível para leitura aqui. “Mesmo que você não seja um crente, é possível valorizar a verdade histórica de Jesus, seus seguidores e seu tempo.”
Atualmente, o plano é expandir a presença da série, que já passa em todos os continentes, por meio da disponibilização dos episódios em mais de 600 idiomas. Esses eventos em tela grande são um bom termômetro para a Angel tomar decisões sobre seus produtos. Salas lotadas nas exibições de The Chosen reforçariam que o público brasileiro não vê a hora de correr para os cinemas no lançamento de Sound of Freedom, que já tem data anunciada em vários países da América Latina, mas aqui ainda não.
As cidades com complexo Cinemark que exibirão The Chosen são as seguintes, por ordem alfabética: Aracaju – SE, Barueri – SP, Belo Horizonte – MG, Betim – MG, Bragança Paulista – SP, Brasília – DF, Camaçari – BA, Campinas – SP, Campo Grande – MS, Canoas – RS, Cotia – SP, Cuiabá – MT, Curitiba – PR, Florianópolis – SC, Foz do Iguaçu – PR, Goiânia – GO, Guarulhos – SP, Itabuna – BA, Jacareí – SP, Juazeiro – BA, Londrina – PR, Mogi das Cruzes – SP, Natal – RN, Niterói – RJ, Osasco – SP, Palmas – TO, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Ribeirão Preto – SP, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, Santo André – SP, Santos – SP, São Bernardo do Campo – SP, São Caetano do Sul – SP, São Gonçalo – RJ, São José dos Campos – SP, São José dos Pinhais – PR, São Paulo – SP, Taguatinga – DF, Taubaté – SP, Uberlândia – MG, Varginha - MG, Vila Velha – ES e Vitória – ES.