Depois que Arya Stark foi esfaqueada pela Criança Abandonada (The Waif, em inglês) em “Game of Thrones”, teorias de fãs tem pipocado pela internet para explicar de que maneira ela poderia sobreviver. As mais amplamente compartilhadas foram:
Opção 1: a Criança Abandonada na verdade não esfaqueou Arya. Ela esfaqueou Jaqen H’ghar disfarçado de Arya. Fãs apontaram lá para trás na segunda temporada quando ele devia uma morte a ela e ela lhe disse para se matar. Ele a dissuadiu à época, mas talvez agora ele se sacrificasse para salvá-la?
Essa teoria fez um intrigante uso de pontos da trama antigos, mas deixou de explicar por que Jaqen tomaria o lugar de Arya depois de ordenar o seu assassinato. Não seria mais fácil apenas mandar a Criança Abandonada deixá-la ir?
Opção 2: a Criança Abandonada na verdade não esfaqueou Arya porque a Criança Abandonada é Arya. Sua mente explodiu? Bom, não deveria, porque essa ideia é uma derivação barata de “Clube da Luta”, que nunca realmente fez sentido se você parasse para refletir por algum tempo.
Opção 3: a Criança Abandonada na verdade não esfaqueou Arya porque ela estava usando truques de palco, escondendo um saco com sangue de porco debaixo de sua camisa. Essa teoria ao menos fez sentido da abordagem indiferente de Arya ao fato de estar fugindo de uma sociopata brutal e capaz de mudar de aparência. Ela estava se expondo terrivelmente depois de fugir da Casa do Preto e Branco – parando em uma ponte como um alvo fácil e deixando uma estranha chegar perto o suficiente para esfaqueá-la.
Sua indolência faria sentido, contudo, se tudo fosse um truque. Depois de salvar Lady Crane, a atriz devia algo a Arya. Logo, prossegue a teoria, Lady Crane ajudou Arya com alguns truques de palco.
Essa teoria não era totalmente ruim. Mas estava errada. Todas estavam.
Simplicidade
No final, a Navalha de Occam estava certa. Às vezes a solução correta realmente é a mais simples.
A Criança Abandonada esfaqueou Arya. Ela realmente estava sangrando profusamente e se agarrando à vida enquanto cambaleava pelas ruas de Braavos. Ela conseguiu chegar até o teatro, contudo, e Lady Crane a encontrou, a levou para casa e tratou do ferimento. Uma cumbuca de sopa asquerosa e um pouco de Leite de Papoula e Arya estava no caminho da recuperação.
É claro que a Criança Abandonada não ia parar de caçar. Ela as rastreou, matou Lady Crane e foi atrás de Arya.
Depois de uma perseguição pelas ruas de Braavos, Arya – contra todas as probabilidades – saiu-se vencedora. Ela atraiu a Criança Abandonada de volta para a Casa do Preto e Branco, e então apagou uma vela e deixou que a Agulha terminasse o trabalho.
Ao menos existe uma coisa a ser dita sobre toda essa subtrama de Braavos: no fim das contas havia uma razão para Arya ficar cega por um par de episódios. Era a única forma pela qual ela derrotaria a Criança Abandonada.
De que maneira o resto de seu tempo servindo ao Deus de Muitas Faces será relevante? Deve haver alguma razão, certo? Deixe as teorizações começarem. Só não espere que elas acertem.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião