Helen Mirren tem 79 anos e uma carreira sólida em Hollywood em filmes comerciais como “Red – Aposentados e Perigosos”. Mas essa grande dama do teatro britânico demorou a decolar no cinema. Foi só em 1980, quando ela já tinha uma trajetória de mais de uma década nos palcos europeus, que Helen deslanchou como a namorada do gângster vivido por Bob Hoskins em Caçada na Noite (The Long Good Friday), um clássico do cinema de ação britânico.
Desde então, a atriz ganhou um Oscar (por A Rainha, de 2006), foi indicada em outras três ocasiões e trabalhou com diretores como Robert Altman, Peter Greenaway e Stephen Frears. Aqui vão, em ordem cronológica, três grandes atuações de Helen Mirren no cinema que podem ser assistidas em plataformas de streaming.
A Costa do Mosquito (Peter Weir, 1986)
Excelente filme do australiano Peter Weir (A Testemunha, O Show de Truman), adaptado de um romance de Paul Theroux. Harrison Ford faz um inventor tão brilhante quanto revoltado com o consumismo e com o que ele vê como a decadência da sociedade americana, que resolve levar a família para viver numa região isolada da América Central. Helen Mirren faz a esposa do radical e River Phoenix interpreta o filho do casal. A Costa do Mosquito é um filme pouco falado das carreiras de Harrison Ford e Helen Mirren (que voltaram a atuar juntos na série 1923), mas é um ótimo exemplo de uma produção comercial hollywoodiana dos anos 80 que ainda trazia uma qualidade irretocável de direção e elenco e abordava temas relevantes – aqui, a insatisfação com o “American way of life”.
Onde assistir: disponível no Max.
Assassinato em Gosford Park (Robert Altman, 2001)
Não é fácil se destacar num elenco numeroso e com artistas do porte de Maggie Smith, Emily Watson, Kristin Scott-Thomas, Charles Dance, Stephen Fry, Michael Gambon, Richard E. Grant, Derek Jacobi, Kelly Macdonald e Clive Owen, mas Helen Mirren conseguiu, tanto que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (junto com Maggie Smith, pelo mesmo filme). Assassinato em Gosford Park é o último filme dirigido pelo genial Robert Altman (Nashville, O Jogador) e é um drama de mistério sobre um crime ocorrido em 1932 durante uma festa numa nababesca propriedade de um aristocrático industrial (Michael Gambon). É um filme divertidíssimo e uma despedida digna de Altman, um grande nome do cinema.
Onde assistir: disponível no Prime Video e Looke, ou para locação em Apple TV, Amazon e Google Play.
Phil Spector (David Mamet, 2013)
Helen Mirren está sensacional como Linda Kenney Baden, advogada de defesa do produtor musical Phil Spector, vivido por Al Pacino, durante o julgamento dele pelo assassinato de Lana Clarkson. Spector (1939-2021) foi um dos produtores musicais e arranjadores mais celebrados da história da música pop e fez discos clássicos com The Ronettes, Ike & Tina Turner, The Beatles, John Lennon e George Harrison. Era um gênio artístico, mas um ser humano cheio de problemas e explosões de fúria. A parceria de Helen Mirren e Al Pacino neste filme, escrito e dirigido pelo dramaturgo David Mamet, eleva o material a um nível altíssimo.
Onde assistir: disponível no Max.
CNJ é implacável com juízes de direita e tolerante com irregularidades do Judiciário
De ADO a TV Justiça: novíssimo guia para estrangeiros entenderem o STF
Após ajudar na vitória de Trump, Musk aposta fichas em eleição para juiz
Em favor de estados, Alcolumbre apoiou pautas que pioram situação das contas do país