Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fama após os 50

Os três melhores filmes de Anthony Hopkins disponíveis no streaming

Em "Vestígios do Dia", Hopkins vive um funcionário de uma mansão cujo dono é nazista
Em "Vestígios do Dia", Hopkins vive um funcionário de uma mansão cujo dono é simpático ao nazismo (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

Fãs de cinema hoje já se acostumaram a celebrar Anthony Hopkins como um dos grandes atores da história. Mas nem sempre foi assim. Muita gente esquece – ou não sabe – que o galês demorou bastante a se firmar como um nome de destaque do cinema mundial. Ele tinha uma carreira sólida no teatro britânico desde os anos 1960 e atuara em diversos filmes de destaque – O Leão no Inverno (1968), Uma Ponte Longe Demais (1977), O Homem-Elefante (1980) e Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (1987) – mas foi só no início do anos 1990, quando já tinha mais de 50 anos de idade, que a carreira dele no cinema realmente deslanchou.

O filme que tornou Anthony Hopkins um astro foi O Silêncio dos Inocentes (1991), de Jonathan Demme. Depois disso foram vários sucessos de crítica e público: Retorno a Howards End (1992), Drácula de Bram Stoker (1992), Chaplin (1992), Vestígios do Dia (1993), Lendas da Paixão (1994), Nixon (1995) e Amistad (1997).

Entre 1992 e 1998, Hopkins foi indicado quatro vezes ao Oscar, vencendo por O Silêncio dos Inocentes. Ele demoraria duas décadas para ser indicado de novo, mas emendou duas indicações com Dois Papas e Meu Pai. Por este, venceu seu segundo Oscar, tornando-se o ator mais velho a levar a estatueta, aos 83 anos. Aqui vão três dos melhores filmes de Hopkins, disponíveis no streaming.

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Anthony Hopkins já tinha uma carreira celebrada no cinema e teatro quando fez o papel que o marcaria para sempre: o de Hannibal Lecter, o assustador assassino serial de O Silêncio dos Inocentes. Quando entrevistei Hopkins no início dos anos 90, ele disse que este foi um dos papéis mais fáceis que ele havia feito: “Só me diverti fazendo Lecter”. O fato é que o filme, dirigido por Jonathan Demme, tornou-se um clássico, e as cenas entre Hopkins e Jodie Foster, que faz a agente Clarice Starling, estão entre as mais tensas e famosas do cinema. Não interessa quantas vezes você já viu, o filme continua de gelar os ossos.

O ator galês disse ter se divertido fazendo o canibal Hannibal Lecter, de "O Silêncio dos Inocentes"O ator nascido no País de Gales disse ter se divertido fazendo o canibal Hannibal Lecter, de “O Silêncio dos Inocentes” (Foto: Divulgação)

Onde assistir: disponível no Prime Video e para locação no Google Play e Apple TV.

Vestígios do Dia (1993)

Belíssimo filme dirigido pelo britânico James Ivory e adaptado do celebrado romance de Kazuo Ishiguro. Anthony Hopkins e Emma Thompson interpretam empregados de uma mansão aristocrática na Inglaterra dos anos 1930, cujo proprietário tem simpatia pelo nazismo. Hopkins faz um homem austero e metódico cuja vida é abalada pela chegada à casa da nova funcionária, vivida por Emma Thompson. O filme foi um imenso sucesso de bilheteria e crítica e foi indicado a oito Oscars, incluindo os de Melhor Filme, Direção, Ator e Atriz.

Onde assistir: disponível no Max e para locação na Amazon, Google Play, Apple TV e Claro Video.

Meu Pai (2020)

Possivelmente a última grande atuação de Anthony Hopkins no cinema. Ele faz Anthony, um octogenário que sofre de demência e cuja progressiva doença afeta a vida da filha, Anne, interpretada pela brilhante Olivia Colman. Meu Pai é o filme de estreia do dramaturgo francês Florian Zeller e é adaptado de uma peça escrita em 2012 pelo próprio autor. É um filme barato – custou 6 milhões de dólares, uma mixaria hoje em dia – mas que fez sucesso em todo o mundo e surpreendeu ao ser indicado a seis Oscars, incluindo Melhor Filme. Tanto Hopkins quanto Colman foram indicados, e o ator levou seu segundo prêmio em sua sexta indicação.

Onde assistir: disponível na Netflix e para locação na Amazon e Google Play.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.